A programação infantil do 23º Cultura Inglesa Festival acontece nos dias 8 e 9 de junho, na Cultura Inglesa-Pinheiros. Nesse final de semana, pais e filhos poderão participar de atividades lúdicas que explicam e instigam o ato de jogar, além de duas peças de teatro infantil selecionadas no edital público da Cultura Inglesa, que a partir de diferentes linguagens, tratam de assuntos atuais. A programação é gratuita e todos os ingressos são distribuídos na bilheteria do local, 1 hora antes de cada atividade.
No mezanino da unidade, o público encontrará a instalação “Cadê? Achou! Em Londres”. Composta por um enorme painel que ilustra a cidade de Londres, o jogo de observar e encontrar esconde referências britânicas, clássicas e modernas. Uma releitura do clássico britânico “Onde Está Wally?”, desenvolvido exclusivamente para o Cultura Inglesa Festival por Gus Morais, autor das últimas ilustrações de Natal do The Washington Post.
As atividades da programação infantil do Festival também foram desenvolvidas a fim de agregar ganho linguístico, sendo algumas ministradas por professores da Cultura Inglesa. A palestra “Press Start – The World of Videogames” contará a história dos videogames, os primeiros experimentos com essa tecnologia, personagens e músicas icônicas dos principais jogos, além de novas maneiras de aprender o inglês com os games favoritos do público mirim. Já a palestra “Is this Game a Story?” convida o público a explorar o modo como as histórias são estruturadas em livros e aprender que videogame é muito mais do que competir com seus adversários. No jogo de fabulação coletiva “Nossa História a Gente Inventa”, a criançada usará a criatividade para improvisar histórias.
Depois de serem esquecidos por alguns anos no fundo do armário para dar lugar aos videogames, os jogos de tabuleiro voltam com tudo. Na oficina “Vivência de Jogos de Tabuleiro Modernos” as crianças terão um espaço para experimentar jogos modernos de tabuleiro que são sucesso de vendas e crítica. E quem quiser também poderá criar o seu próprio jogo de tabuleiro na oficina “Criação de Mini-tabuleiros Magnéticos”. Ainda retomando o brincar de gerações passadas, as crianças poderão se divertir na “Oficina de Jogos de Rua”, com brincadeiras tradicionais como barra manteiga, rouba bandeira, elefantinho colorido, coelho sai da toca, queimada, pula corda, entre outros.
Os mistérios estão no ar na programação infantil do 23º Cultura Inglesa Festival e o desafio é lançado no “Escape 30 – Agatha Christie”. Inspirado nos romances policiais da famosa escritora inglesa, os participantes têm trinta minutos para sair de uma sala temática. Para isso, devem seguir uma série de pistas e desvendar o enigma dessa experiência desafiadora e interativa. Já no “Where in the World is Elizabeth Manchester?”, uma mistura de jogo e teatro, há uma difícil missão: descobrir o paradeiro de Elizabeth Manchester, ladra especialista em disfarces que acaba de roubar o Palácio de Buckhingham. Nesta peça teatral interativa e bilíngue, inspirada no clássico jogo “Where in the World is Carmen Sandiego?”, as crianças vão de país a país com a equipe de detetives. A cada novo destino, novas informações, novos enigmas e novas testemunhas que poderão ajudar a desvendar esse caso. No “Adventure Room”, uma experiência imersiva que combina componentes de escape rooms e jogos de tabuleiro, as crianças terão que resolver quebra-cabeças e desafios para que o grupo avance e chegue ao final da trilha.
Complementando a programação, duas peças de teatro infantil foram selecionadas pelo edital público da Cultura Inglesa que, há 16 anos, fomenta a produção cultural brasileira e promove a cultura britânica nas áreas de artes visuais, dança, teatro adulto, teatro infantil e curtas-metragens. Os projetos são exibidos de forma inédita na programação do Cultura Inglesa Festival. Para a programação infantil desta edição, foram selecionados os espetáculos “O Rouxinol e a Rosa” e “A Travessia de Maria e seu irmão João”.
A peça “O Rouxinol e a Rosa” é inspirada no conto homônimo de Oscar Wilde. É a história de um rouxinol que observa o amor do jovem estudante por uma moça. Para a ave, esse é o verdadeiro amor. O estudante, por outro lado, ao olhar o Rouxinol, vê apenas um pássaro sem nada a oferecer, pois desconhece a magia de seu canto. O projeto é do Coletivo GRÃO, uma co-criação do ator cego Edgar Jacques e da atriz surda Mariana Ayelen na busca de criar um ambiente no qual o espectador explore diferentes formas de perceber a mesma realidade. O Coletivo pretende debater a representatividade artística da diversidade sensorial e as diferentes perspectivas de expressão.
Já a obra “A travessia de Maria e seu irmão João”, inspirada no conto clássico Hansel & Gretel, de Neil Gaiman, conta com a direção de Soledad Yunge e homenageia a jornada de coragem e superação das crianças que passam por situações de guerra, medo e fome. Maria e seu irmão João enfrentam o medo do abandono, o escuro da floresta e os terríveis planos de uma bruxa. Com coragem, inteligência e de mãos dadas, fazem a travessia que os levará de volta para casa.
Mais informações sobre a programação completa do 23º Cultura Inglesa Festival no site www.culturainglesasp.com.br/festival.
SERVIÇO – PROGRAMAÇÃO INFANTIL DO 23 º CULTURA INGLESA FESTIVAL
Data: 8 e 9 de junho
Local: Unidade Cultura Inglesa-Pinheiros
R. Deputado Lacerda Franco, 333, Pinheiros, São Paulo – SP
Próximo às estações de metrô Fradique Coutinho e Faria Lima
Acessibilidade: Sim
Ar condicionado: Sim
Estacionamento tarifado no local