O estacionamento do Paço Municipal de Santo André recebe no próximo sábado, 12 de dezembro, das 10h às 15h, mais uma edição do Moeda Pet no formato drive-thru. Quem deseja trocar garrafas PET por ração para cães e gatos não precisará sair do carro. Desde seu lançamento, em dezembro do ano passado, esta é a terceira vez que o programa é realizado nesse formato.
“O Moeda Pet tem um ciclo completo que beneficia os animais e seus tutores, protetoras independentes, tira o plástico de rios e das ruas, e gera renda para cooperados das cooperativas de reciclagem. A ideia do drive-thru é justamente seguir com todos esses benefícios e não parar o programa, mesmo em tempos de pandemia”, explica o secretário de Meio Ambiente em exercício, Alexandre Audino.
Troca – Cada quilo de garrafa plástica é trocado por um quilo de ração. Quem participa pode levar o alimento para casa ou fazer a doação no local, que será destinada para a Uapa (União Andreense Protetora dos Animais), entidade que faz a distribuição entre os protetores independentes cadastrados.
Vinte garrafas pet de dois litros, ou 26 de um litro, equivalem a um quilo de ração, mas quem não conseguir juntar essa quantia pode apenas ir doar as garrafas que acumulou. Neste caso, toda a arrecadação de rações será revertida para as protetoras.
“O Moeda Pet já foi responsável pela distribuição de aproximadamente duas toneladas de ração, sendo que 1,3 tonelada foi retirada pelos munícipes e 700 quilos foram doados para a Uapa, que distribuiu a ração para as protetoras independentes cadastradas”, afirmou o diretor do Departamento de Bem Estar Animal, Henrique Mioto. A edição deste sábado será a sétima desde que o programa foi lançado.
O programa é uma ação do Departamento de Proteção e Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente, que conta com parceria da farmácia de manipulação veterinária Farma Bichos e do Dr. Vet Hospital Veterinário.
A iniciativa também conta com o apoio do Departamento de Vigilância à Saúde, do Banco de Rações do Fundo Social de Solidariedade e do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que encaminha todo o reciclável arrecadado para as cooperativas de reciclagem, onde o material é comercializado e gera renda para as pessoas pertencentes às cooperativas.