A PerifaCon, a primeira comic con das favelas, lança o festival PerifaCon, Brotando nas Redes e promove três dias de programação nerd, geek e pop inteiramente gratuita e aberta ao público nas redes sociais, nos dias 26, 27, e 28 de março. Em formato gravado e ‘live’, Brotando nas Redes reúne painéis temáticos, ciclo de formação para quadrinistas e ilustradores e um concurso de cosplay dedicado à comunidade negra, no qual os participantes devem se fantasiar e interpretar personagens da cultura pop.
Após quase dois anos do sucesso da primeira edição da PerifaCon, que levou mais de 7 mil pessoas à Fábrica de Cultura do Capão Redondo, em São Paulo, o evento virtual PerifaCon, Brotando nas Redes responde ao chamado do público da comic con das favelas que gosta de maratonar séries e filmes, ouvir música, ler quadrinhos e mangás e compartilhar seus gostos e conhecimentos para promover o bem-estar coletivo e o crescimento de artistas da quebrada. A nova programação da PerifaCon chega para atender os interesses desse público e continuar enaltecendo a força da periferia no cenário nerd, geek e pop.
O projeto Narrativas Periféricas, parceira com a Mino, editora especializada em quadrinhos que lançou seis artistas periféricos em 2020, e o Beco dos Artistas, espaço expositivo de ilustradores da primeira comic con das favelas de 2019, serviram de inspiração para o evento PerifaCon, Brotando nas Redes. O primeiro, realizou o sonho de quadrinistas de se tornarem autores de HQ e, a exposição, trouxe visibilidade aos ilustradores da quebrada que depois fizeram trabalhos para marcas como Netflix e Méqui.
O Brasil é um país diverso, mas a falta dessa diversidade nos espaços, inclusive o de quadrinhos, reproduz impedimentos sociais e raciais que fecham as portas para um monte de histórias que precisam ser contadas. “Fizémos da exclusão a motivação para criar a PerifaCon. Com o ‘Brotando’ queremos continuar incentivando a cultura nerd periférica e criando pontes entre os os artistas e as marcas“, afirma Luíze Tavares, relações-públicas e uma das criadores da PerifaCon.
Durante os três dias, simultaneamente à programação de painéis temáticos com os quatro criadores da PerifaCon e convidados e do ciclo de formação de quadrinistas e ilustradores Narrativas Periféricas, o evento PerifaCon, Brotando nas Redes realiza um concurso de cosplay voltado à comunidade negra, com premiação de R$ 1 mil reais para o cosplayer vencedor por voto popular nas redes sociais. “Cosplay é um entretenimento garantido em qualquer comic con, não podia faltar. Este concurso tem ainda o objetivo de promover, valorizar e fortalecer a identidade e as manifestações de pessoas periféricas, negras e LGBTQI+ no universo do entretenimento nerd, geek e pop“, diz Gabrielly Oliveira, socióloga e uma das criadoras da PerifaCon.
O evento PerifaCon, Brotando nas Redes tem realização do Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, através de recursos da Lei Aldir Blanc.
Serviço
Perifacon, Brotando nas Redes
Três dias de programação nerd geek e pop inteiramente gratuita e aberta ao público nas redes sociais, em formato ‘gravado’ e ‘live’, dividida em: painéis temáticos com convidados especiais, Ciclo Narrativas Periféricas de formação para quadrinistas e ilustradores e concurso de cosplaye dedicado à comunidade negra, com premiação em dinheiro para o vencedor.
Realização: 26, 27 e 28 de março de 2021, a partir das 18h
Onde: YouTube da PerifaCon