Ponto G é um projeto cênico que contempla uma temporada online de solos performáticos que falam de um tema ainda tabu em nossa sociedade: a sexualidade feminina. Idealizado por Vanessa Carvalho, o projeto conta ainda com uma série de lives no Instagram e batepapos com convidadas após as apresentações via Zoom (plataforma digital).
Vanessa Carvalho é atriz, narradora de histórias, poeta e taróloga. Co-fundadora do Desabafo Coletivo Teatro, trabalhou com grandes mestres do teatro brasileiro como Ilo Krugli, Amir Haddad, Georgette Fadel e Roberto Vignatti. Integrou alguns dos mais importantes grupos de São Paulo como Os Satyros, Cia São Jorge de Variedades e Teatro VentoForte.
O projeto Ponto G surgiu a partir de materiais cênicos advindos da pesquisa para o primeiro projeto autoral da atriz: o espetáculo “A Noiva”. Desenvolvido desde 2018, o solodocumento-palestra-performance-ritual conta a história do casamento na cultura ocidental evidenciando a relação da família nuclear moderna (burguesa e trabalhadora) com a
propriedade privada e com o controle do corpo da mulher. A estreia estava programada para meados de 2020, mas foi adiada por conta da pandemia.
Como uma forma de manter o ritmo da pesquisa em seu trabalho durante a quarentena, a atriz criou o projeto “Diálogos sobre o casamento” onde durante meses, as quintas-feiras, realizava encontros através de lives no Instagram, com diferentes temas relacionados ao casamento, sempre com uma convidada nova. A partir destes encontros surgiu a ideia de realizar a temporada online de solos teatrais.
A proposta é levar para a cena, como ato político de desconstrução simbólica, o ideal de feminilidade, para que possamos imaginar outras formas de nos relacionarmos. Esse diálogo será ampliado por rodas de conversa realizadas após as apresentações, com o objetivo de discutir as possibilidades de construção de uma sociedade mais livre e igualitária.
Para realizar o projeto, a atriz Vanessa Carvalho debruçou-se sobre todo o material cênico que compunha a pesquisa de seu solo autoral e somou as reflexões que surgiram nas lives do projeto “Diálogos sobre o casamento”. Com a colaboração de sua equipe criativa, formada por Lilian de Lima (orientadora da pesquisa cênica), Samantha Macedo
(responsável pelo figurino e ambientação cênica) e Gabi Costa (produtora do projeto), criou um conjunto de 3 performances cênicas: Primeiros Votos, Segundos Votos e Votos Finais.
A equipe criativa da performance “A Noiva” conta ainda com a colaboração da videomaker Açucena Rosa.
Vanessa Carvalho convidou também as artistas Maria Cecília Mansur, Luna Akira e Thais Dias para performarem pesquisas autorais a respeito do que chamamos de feminino. Para as rodas de conversa foram convidadas Jerá Guarani, Christiane Gomes, Bárbara Esmenia e Fabia Mirassos. Há ainda a participação especial da musicista Estela Carvalho. Ponto G
estreia dia 25 de março de 2021, online, pelo zoom. Os ingressos gratuitos podem ser adquiridos pela plataforma Sympla. Este projeto foi viabilizado pela Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc da Cidade de São Paulo, módulo Maria Alice Vergueiro, por meio da Secretaria Municipal de Cultura / Prefeitura Municipal de São Paulo e do Governo Federal.
Sobre o Desabafo Coletivo Teatro
Fundado em 2010 pela atriz Vanessa Carvalho e pela musicista Estela Carvalho, o grupo Desabafo Coletivo Teatro tem o intuito de pesquisar a relação do ser humano contemporâneo com o que chamamos de “feminino”.
O primeiro trabalho nasceu como um espetáculo teatral intimista. O “Desabafo-Experimento Cênico” foi apresentado entre 2010 e 2013 em espaços não convencionais da cidade de São Paulo, teatros, mostras e festivais.
Em 2014 o coletivo estreou no Sesc Bom Retiro o espetáculo “Contos do Sagrado Feminino para Crianças”. Em 2018, em uma parceria com a Cia a Pegada, estreou o “Cabaré dos Afetos”, espetáculo que discutia o machismo e a homofobia no circo, e que foi apresentado em alguns dos principais espaços cênicos de São Paulo, como o Teatro dos Parlapatões e o Teatro de Contêiner.
Ficha Técnica do Projeto Ponto G
Concepção: Vanessa Carvalho
Operação de Plataforma Digital: Açucena Rosa
Redes sociais: Pandora – Comunicação para mulheres
Artistas convidadas: Maria Cecília Mansur, Luna Ákira e Thais Dias
Convidadas para Rodas de Conversa: Jerá Guarani, Christiane Gomes, Bárbara Esmenia e Fabia Mirassos
Participação Especial: Estela Carvalho
Ensaio fotográfico: (performance A Noiva) Ariane Artioli
Equipe Criativa – Performances A Noiva: Vanessa Carvalho, Lilian de Lima, Samantha Macedo e Gabi Costa
Produção: Gabi Costa
Ficha Técnica Performance “A Noiva”
Concepção, Dramaturgia e Atuação: Vanessa Carvalho
Produção: Gabi Costa
Provocação cênica: Lilian de Lima
Figurino e ambientação cênica: Samantha Macedo
Operação de Plataforma Digital: Açucena Rosa
Ensaio fotográfico: Ariane Artioli
Participação Especial (Votos Finais): Estela Carvalho
Coreografia (Segundos Votos): Bia Graboschi
Redes sociais: Pandora – Comunicação para mulheres
Agradecimentos (vídeos): Estela Carvalho, Luiz Fernando Marques Lubi, Açucena Rosa, Joana Blumenschein.
Serviço
Ponto G
Temporada online (via zoom) – Sempre às 21hr
Datas:
Dias 25 e 27 de Março: Vanessa Carvalho e Maria Cecília Mansur
Dias 01 e 03 de Abril: Vanessa Carvalho e Luna Ákira
Dias 08 e 10 de Abril: Vanessa Carvalho e Thais Dias
Dia 15 de Abril: Vanessa Carvalho e Maria Cecília Mansur, com roda de Conversa mediada por Jerá Guarani e Bárbara Esmenia
Dia 16 de Abril: Vanessa Carvalho e Luna Ákira, com roda de Conversa mediada por Jerá Guarani e Christiane Gomes
Dia 17 de Abril: Vanessa Carvalho e Thais Dias com roda de Conversa mediada por Jerá Guarani e Fábia Mirassos
Duração: 50 minutos
Indicação: 16 anos
Ingressos gratuitos via Sympla: www.sympla.com.br/pontog
(há ainda a possibilidade de colaborar financeiramente com o projeto ao adquirir umingresso pago)
Mais informações: desabafocoletivo.teatro@gmail.com
No Instagram: @desabafocoletivo.teatro
No Facebook: https://www.facebook.com/desabafocoletivo.teatro/