Os tapetes são itens que compõem o ambiente, da sala ao banheiro. E justamente por estar no chão, recebendo todos os tipos de sujidades, são os itens da casa que mais precisam de cuidados na hora de lavar.
Alexandre Diniz, diretor da Quality Lavanderia, explica que lavar o tapete no tempo certo é fundamental para evitar acúmulo de bactérias. “Os tapetes precisam ser lavados a cada seis meses, dessa forma evita-se o a proliferação de fungos e bactérias”, explica o especialista. “Os tapetes de banheiro, por conta da umidade, devem ser lavados semanalmente”, completa.
Além disso, é preciso limpar semanalmente o tapete em casa, varrendo ou aspirando para tirar o excesso de pó. “Isso é fundamental para evitar que o tapete de fato acumule sujeira. Principalmente para quem tem pets em casa ou o costume de andar descalço”, avisa Diniz.
Há vários tipos de tapetes, com tecidos e espessuras diferentes. Nesse caso, o especialista aponta que o ideal é seguir as regras descritas na etiqueta para que o processo de lavagem seja o ideal. “A maioria dos casos é muito difícil lavar um tapete em casa, não só pelo tamanho, mas também porque o processo desde a lavagem até a secagem é mais complicado. É preciso prestar atenção às orientações das etiquetas, e muitas vezes o processo de lavagem a seco, usado em lavanderias, é um dos mais indicados, pois permite a completa higienização sem prejudicar os materiais do tapete”, conclui.