Em comemoração ao Dia Mundial do Refugiado, em 20 de junho, o Adus, organização que atua junto a refugiados, solicitantes de refúgio e pessoas em situação análoga ao refúgio no processo de integração local, apresenta uma exposição no metrô de São Paulo durante todo o mês de junho com fotos de refugiados atendidos pelo Instituto, e organiza uma live, no dia 19 de junho, com Leandro Karnal, Mário Sergio Cortella e Luiz Felipe Pondé.
A exposição “Olhares que acolhem” reúne 14 fotos em preto e branco de refugiados atendidos pelo Adus, feitas pelo fotógrafo Felipe Grespan, e ficará disponível para o público entre 1º e 30 de junho na estação Eucaliptos e Higienópolis Mackenzie. A ação é resultado de parceria proposta pela ViaQuatro e ViaMobilidade para celebrar a data e divulgar o trabalho realizado pelo Adus. A exposição será exibida ao público em mais duas oportunidades: de 1º a 30 de novembro nas estações Largo Treze e Oscar Freire, e de 1º de dezembro a 06 de janeiro de 2022 nas estações Adolfo Pinheiro e Fradique Coutinho.
Para reforçar a importância do tema, o Adus realiza uma live no dia 19 de junho (sábado), das 20h às 22h, com os convidados Leandro Karnal, Mário Sergio Cortella e Luiz Felipe Pondé, que falarão sobre refúgio, imigração, direitos humanos, deslocamento forçado e integração social. Os Embaixadores Adus também participarão do evento e a mediação do bate-papo ficará por conta do apresentador Cazé Peçanha. A transmissão será realizada pelo canal do Adus no YouTube e dos três convidados. O público poderá fazer perguntas pelo chat da plataforma de transmissão.
Para o presidente do Adus, Marcelo Haydu, apesar de o Brasil ser internacionalmente reconhecido como um país acolhedor e por ter uma legislação avançada no tema, muitos desafios se colocam diante de quem vem ao país em busca de proteção, ainda mais neste momento de pandemia global. Por isso é tão importante falar sobre os desafios da reintegração social dos refugiados no nosso país.
SERVIÇO
Exposição Olhares que acolhem
Data: de 1º a 30 de junho
Locais: Estação Eucaliptos e Higienópolis Mackenzie
Live com Leandro Karnal, Mário Sergio Cortella e Luiz Felipe Pondé
Data: 19 de junho, sábado
Horário: 20h às 22h
Transmissão: canais no YouTube do Adus e dos convidados – Leandro Karnal, Mário Sergio Cortella e Luiz Felipe Pondé
Sobre o Instituto Adus
Fundado em 2010, o Adus, Instituto de Reintegração do Refugiado, já auxiliou mais de nove mil pessoas em situação de refúgio a reconstruírem suas vidas no Brasil. O Instituto oferece aulas de português, cursos de qualificação profissional, inclusão no mercado de trabalho, entre outros projetos. Em 2016, a entidade criou uma escola de idiomas, o Unno, que oferece cursos de inglês, francês e espanhol, ministrados por professores refugiados, falantes nativos das línguas. Para conhecer o Adus e colaborar com a causa do refúgio, acesse: www.adus.org.br