Os museus Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade, que integram a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, estão com inscrições abertas para as atividades on-line que acontecem durante junho com foco na literatura. Os equipamentos são da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo e gerenciados pela Poieis.
O livro Modernismos em modernidades incipientes – Mário de Andrade e Almada Negreiros apresenta as propostas estéticas do autor brasileiro e do autor português como respostas específicas a uma experiência de crise civilizacional. De autoria de Daniel Marinho Laks, no lançamento do livro o autor fará uma apresentação de sua pesquisa. O evento será realizado no dia 12 de junho, sábado, das 16h30 às 18h pela plataforma Zoom. Os interessados devem realizar a inscrição neste link até o dia do evento.
A estetização do poema depende da fantasia e da imaginação individual, ao mesmo tempo em que exige daquela(e) que escreve um repertório para a lapidação desse discurso imagético. No contexto do curso A fantasia poética como fantasia real, a experiência da escrita criativa mira a tríade escrita-crítica-reescrita, oferecendo as condições de expansão e instrumentalização do olhar crítico. O curso ministrado por Yasmin Nigri acontecerá às terças e quintas-feiras, 15, 17, 22 e 24 de junho, às 19h pelo Zoom. As inscrições estão abertas até o dia 15 de junho neste link.
O evento Noa Noa: A arte editorial de Cleber Teixeira será realizado no dia 19 de junho das 10h às 17h30. Nele, o poeta, tipógrafo e editor Cleber Teixeira, fundador da editora Noa Noa, será homenageado em um dia de conversas e reflexões. O encontro tratará sobre o cuidado artesanal com a edição, o destaque à materialidade do livro e sua importância para a fruição da literatura (traduzida). Escritores, tradutores, editores e pesquisadores refletirão sobre sua colaboração com Cleber e a importância da Noa Noa na história editorial brasileira. Quem deseja participar do evento, deverá se inscrever neste link até o dia 17 de junho.
A homenagem é realizada pelo Centro de Estudos de Tradução Literária da Casa Guilherme de Almeida em parceria com o Instituto Casa Cleber Teixeira, a Pós-Graduação em Estudos da Tradução (POET) da Universidade Federal do Ceará (UFC) e o Instituto de Letras e Comunicação da Universidade Federal do Pará (UFPA).
SERVIÇO
Casa das Rosas
CURSO
A FANTASIA POÉTICA COMO FANTASIA REAL
Com Yasmin Nigri
Terças e quintas-feiras, 15, 17, 22 e 24 de junho, às 19h
Plataforma: Zoom
Inscrição: até o dia 15 de junho neste link
Casa Guilherme de Almeida
Evento especial
NOA NOA: A ARTE EDITORIAL DE CLEBER TEIXEIRA
Concepção e mediação: Mayara Ribeiro Guimarães, Simone Homem de Mello, Walter Carlos Costa
Com Angela Melim, Aníbal Bragança, Daniel Ballester, Flavio Vignoli, Gleiton Lentz, Julio Castañon Guimarães, Maria Elisabeth de Quadros Pereira Rego e Tina Merz
Sábado, 19 de junho, das 10h às 17h30
Plataforma: Zoom
Inscrição: até o dia 17 de junho neste link
10h Abertura
Simone Homem de Mello
10h15 Noa Noa, antes e hoje
Maria Elisabeth de Quadros Pereira Rego, Mayara Ribeiro Guimarães e Walter Carlos Costa
10h45 Noa Noa no contexto das editoras brasileiras
Por Aníbal Bragança
Mediação: Simone Homem de Mello
11h30 Uma editora autoral
Com Regina Melim
Mediação: Mayara Ribeiro Guimarães
12h30 Intervalo
14h O lugar do tradutor
Com Angela Melim e Júlio Castañon Guimarães
Mediação: Walter Carlos Costa
15h Cléber e a máquina (2013)
Direção: Rosana Cacciatore
15h45 A materialidade da edição
Com Flávio Vignoli e Gleiton Lentz
Mediação: Simone Homem de Mello
16h45 O pensamento gráfico de Cléber Teixeira
Por Tina Merz
Mediação: Mayara Ribeiro Guimarães
17h30 Encerramento: Simone Homem de Mello
Casa Mário de Andrade
LANÇAMENTO DE LIVRO
MODERNISMOS EM MODERNIDADES INCIPIENTES – MÁRIO DE ANDRADE E ALMADA NEGREIROS
Com Daniel Marinho Laks
Sábado, 12 de junho, das 16h30 às 18h
Plataforma: Zoom
Inscrição: até o dia 12 de junho neste link
SOBRE A CASA DAS ROSAS
A Casa das Rosas – Espaço Haroldo de Campos é um museu dedicado à poesia, à literatura, à cultura e à preservação do acervo bibliográfico do poeta paulistano Haroldo de Campos, um dos criadores do movimento da poesia concreta na década de 1950. Localizada em uma das avenidas mais importantes da cidade de São Paulo, a Avenida Paulista, o espaço realiza intensa programação de atividades gratuitas, como oficinas de criação e crítica literárias, palestras, ciclos de debates, exposições, apresentações literárias e musicais, saraus, lançamentos de livros, performances e apresentações teatrais. O museu está instalado em um imponente casarão, construído em 1935 pelo escritório Ramos de Azevedo, que na época já tinha projetado e executado importantes edifícios na cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Teatro Municipal e o Mercado Público de São Paulo.
SOBRE A CASA MÁRIO DE ANDRADE
A Casa Mário de Andrade funciona no endereço da antiga casa do escritor Mário de Andrade, um dos principais mentores do modernismo brasileiro e da Semana de Arte Moderna de 1922. O museu abriga uma exposição permanente, que é aberta à visitação, com objetos pessoais do modernista, além de documentos de imagem e áudio relacionados à sua trajetória. O museu também realiza uma intensa programação de atividades culturais e educativas. A Casa integra a Rede de Museus-Casas Literários da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerenciada pela Poiesis.
SOBRE A POIESIS
A Poiesis – Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.