Como a quarentena se estende pelo ano de 2021 e os teatros ainda seguem fechados, a ausência de espaços para manter a arte viva fez com que o diretor e produtor Rodrigo Ferraz abrisse a Segunda Temporada do projeto Selfie Clássicos, que traz ao público o inovador formato de teatro em audiovisual, por meio de interpretações de clássicos da literatura e dramaturgia, sempre gravadas em plano selfie.
Na primeira temporada, lançada em 2020, o foco era a narrativa em torno de grandes e marcantes personagens femininas. Camilla Camargo foi quem deu início ao Selfie Clássicos, interpretando Lucíola, de José de Alencar. Outras atrizes emprestaram seu brilho ao projeto, tais como Denise Del Vecchio, Bárbara Bruno, Carola Valente, Eliana Guttman, entre outras.
Na segunda temporada, que tem início no próximo dia 29 de julho, a luz se volta para o universo masculino dos clássicos, com um elenco de homens interpretando obras que marcaram época e que se mantêm em evidencia ao longo dos tempos em livros de Guimarães Rosa, Vinícius de Moraes e textos de Lauro Cesar Muniz, e vários outros dramaturgos da nova geração.
Para esta edição, o diretor e idealizador do projeto, Rodrigo Ferraz, manteve os dramaturgos Fabio Leonardo, Andréa M. Diniz, Bruno Akimoto, Eddy Fernandes e Esdras Bailone assinando a adaptação de livros e peças na forma de monólogos. Monahyr Campos é o novo integrante da equipe.
Os vídeos têm direção de Ferraz, que dirigiu os atores remotamente, por celular em chamadas de vídeo, a fim de que se mantenha o padrão de segurança ainda tão necessário nesta pandemia. A edição dos vídeos e a trilha sonora são de autoria de Monahyr Campos.
Já os atores vêm gravando em suas residências, respeitando, assim, o isolamento social. Apenas dois episódios foram realizados presencialmente, porém, seguindo todo o protocolo sanitário exigido. O ator Augusto Zacchi protagoniza o vídeo de estreia e interpreta A Metamorfose, de Kafka. Também já estão confirmadas as presenças de Giulio Lopes, Wood Moura e Amon Castro.
“Sem a arte o passar os dias em isolamento seria bem mais complicado, e esse projeto vem em direção a atender esse desejo do público, por entretenimento de qualidade, e com a participação de artistas engajados nessa proposta”, conta Rodrigo Ferraz.
Os vídeos estarão disponíveis semanalmente às quintas-feiras, nos perfis do projeto Selfie Clássicos no Facebook e Instagram, pelo Canal do Youtube.
Selfie Clássicos – segunda temporada – estreia dia 29 de julho, às 17h |Novos episódios todas as quintas, sempre às 17h, com novas interpretações. Para assistir aos vídeos é só acessar:
Facebook: https://www.facebook.com/selfieclassicos/
Youtube: https://m.youtube.com/channel/UC2LtXbcVP6ZU8oBrHXgkCsQ
Instagram: instagram.com/SelfieClassicos
Sobre Rodrigo Ferraz
Diretor, ator, apresentador, jornalista, produtor e cineasta, Rodrigo Ferraz é especialista em projetos transmídia.
Estudou na SP Escola de Teatro, Academia Internacional de Cinema, em união com a Fundação Getúlio Vargas, Oficina de Atores Nilton Travesso e Recriarte Actor School.
Faz matérias sobre cultura para o site O Cabide Fala. No audiovisual somam-se mais de 10 trabalhos, nas mais diversas áreas. No teatro foi assistente de direção em Lixo e Purpurina (baseada na obra de Caio Fernando Abreu), com temporada de sucesso no SESC Pompeia e em Luz Negra, da Cia Pessoal do Faroeste.
Foi o responsável pelo Projeto (transmídia) Sim e Não, em homenagem à atriz Etty Fraser. Diretor e produtor da comédia O Que Terá Acontecido a Nayara Glória?!
Dirigiu e coproduziu o drama Nosso Luto por duas temporadas de sucesso. Também dirigiu o monólogo musical Canto para as Estrelas.
Foi co-curador do projeto O Zero Hora Celebra Nery Gomide, projeto que relembrava a história e a obra do dramaturgo. Assinou recentemente a direção dos espetáculos A Última Estrofe e Nosso Luto.