Morar em outro país já é um desejo de muitos brasileiros e, com alguns passos simples, é possível que esses cidadãos consigam facilmente um visto para viver em Portugal, nação que recebe muitos imigrantes vindos do Brasil. Ainda assim, é necessário se atentar para diferenças culturais e os métodos viáveis para a imigração.
Cristina Maya, criadora de conteúdo e youtuber do canal Vamu Ver!, apresenta diversas dicas para as pessoas que estão buscando a oportunidade de viver no país europeu. “Desde o começo do meu processo imigratório eu expliquei como realizei os procedimentos do visto e quais eram os meios legais de fazer essa mudança. Atualmente esse é um dos principais temas do canal e é do interesse de milhares de pessoas”, ela relata.
Uma das pessoas que seguiu os conselhos e informações de Cristina foi Carlos Hugo, que morava no Rio de Janeiro e decidiu se mudar para Portugal em 2017. A chegada no país aconteceu em janeiro de 2019. Carlos relata que a ideia de imigrar começou em 2017, quando o cunhado viajou para Portugal e sugeriu a mudança. “Nós já tínhamos pretensão de sair do Brasil. Num primeiro momento buscamos o visto canadense, que não deu certo. Com a sugestão do meu cunhado Portugal pareceu mais acessível e com boas chances de dar certo”, ele conta.
A principal razão para sair do Brasil, segundo Carlos, foi o aumento da criminalidade e violência na cidade do Rio de Janeiro, especialmente pelo fato de ser um ex-policial militar. Ele explica que em diversos momentos se deparou com situações complicadas, como assaltos e ameaças de morte.
O aposentado conta que para conseguir o visto de residência em Portugal bastou começar a assistir os vídeos do canal Vamu Ver, com a ajuda da Cristina. “Não foi necessário contratar nenhum tipo de auxílio jurídico para seguir com o processo imigratório. Inclusive, assistindo os vídeos com atenção conseguimos organizar todos os procedimentos, como a separação de documentos, o contato com o consulado, tudo de forma bem simples”, ele explica.
A também carioca Débora Abelha seguiu os mesmos passos e em maio de 2019 partiu para Portugal junto a sua família com o visto D7. “Uma das minhas maiores dúvidas era se iria me adaptar ao novo país, mas lidei bem com a mudança. Meus avós eram portugueses e a qualidade de vida aqui é muito superior ao Brasil”, conta.
Atualmente Débora trabalha como artesã e, com a flexibilização pós pandemia, pretende encontrar um novo trabalho para sair da zona de conforto.
Cristina ressalta que o papel do canal também é oferecer essas informações de forma prática. “Quando há interesse em fazer o processo da forma correta, os solicitantes evitam a contratação de terceiros e de indivíduos que querem apenas trapacear ou ganhar dinheiro em cima do sonho dessas pessoas”, finaliza.
Sobre Cristina Maya
Cristina Maya é YouTuber e criadora do Vamu Ver!, marca nacional registrada em Portugal pelo INPI, Instituto Nacional da Propriedade Industrial sob o nº 616476. É formada em Letras, lecionou língua inglesa no Brasil. Estudou e morou nos EUA. Atualmente, promove postagens sobre dicas de viagens, além de tutoriais voltados para Portugal, país onde reside.
Ela e seu companheiro, que possui dupla cidadania, chegaram a Portugal em fevereiro de 2018 com malas, cinco animais com visto de residência D7 e com muita esperança de dias melhores no novo país. Por meio das mídias sociais do Vamu Ver!, Cristina fornece informações sobre dicas de viagens, gastronomia e compartilha o dia a dia em Portugal e as experiências de uma brasileira no exterior. Por meio de parcerias com agências de viagens e hotéis, ela consegue oferecer descontos para a sua viagem e estadia, além de vídeos com o passo a passo de quem quer visitar ou morar legalmente, em Portugal.
Redes sociais
Facebook: http://bit.ly/vamuverfacebook
Twitter: http://bit.ly/vamuvertwitter
Instagram: http://bit.ly/vamuverinstagram
YouTube: http://bit.ly/2DeXRe1
Demais canais da Cristina Maya:
Efeitos Sonoros para vídeos: https://bit.ly/3dQlgp7
Efeito Sonoro 2: http://bit.ly/35oarnP
I Love Pets: http://bit.ly/35oarnP
Curiosidades do Inglês: https://bit.ly/33WjBIF