7 de setembro marca o dia do Grito do Ipiranga, quando Dom Pedro I declarou a Independência do Brasil, em meio a complicações na relação com Portugal. Para celebrar a data, a Assist Card indica roteiros que celebram o Brasil e sua história. São viagens para aproveitar em qualquer época do ano, sempre com planejamento e segurança.
Porto Seguro – A história do Brasil é mais antiga que a chegada dos portugueses, mas o ponto inicial da colonização se deu onde hoje é Porto Seguro, na Bahia. A cidade é ideal para quem busca a combinação de areia e mar e adora a vida noturna agitada. É um dos principais destinos turísticos do Brasil e preserva parte da história da chegada dos portugueses, assim como um pouco da história indígena, com visita à Reserva Pataxó da Jaqueira.
Ouro Preto – A descoberta de ouro em Minas Gerais fez a região se desenvolver durante o período colonial. Essa relação com o ouro fez com que surgissem também grandes desavenças com Portugal pelo pagamento dos impostos, que, aliados a outros fatores e ideias da época, culminaram na Inconfidência Mineira. Ouro Preto é uma das principais cidades desse período, e ainda hoje mantém viva essa lembrança da história brasileira.
São Paulo – A Independência do Brasil foi proclamada às margens do Rio Ipiranga, em São Paulo. Para conhecer mais dessa história, é possível passear pelo Parque da Independência, que abriga o Museu do Ipiranga, em reforma no momento, e o Monumento à Independência, que guarda a cripta de Dom Pedro I, Imperatriz Leopoldina e Amélia de Leuchtenberg. Para um passeio mais próximo da natureza, é possível realizar a Trilha da Nascente, no Jardim Botânico. O passeio permeia uma região de Mata Atlântica e a nascente do Rio Ipiranga.
“O turismo é uma importante ferramenta histórica e nos ajuda a entender um pouco mais sobre o Brasil atual. Temos diversos locais históricos para conhecer de norte a sul, e tenho certeza de que, viajando com segurança, todos vão poder aproveitar essas dicas”, declara Alexandre Camargo, country manager da Assist Card no Brasil.