O coletivo ultraVioleta_s apresenta obras inéditas e mostra de repertório a partir de setembro de 2021. O filme Há Dias Que Não Tem Fim estreia na série de artes cênicas Desmontagem, do Sesc Pompeia. Criado a partir do espetáculo Há Dias Que Não Morro, o vídeo inverte a abordagem da artificialidade plástica encenada na peça e faz do contexto urbano real – ruas, pontes e placas da cidade de São Paulo – seu cenário de atuação. A cada quinze dias, artistas e companhias são convidados pelo Sesc a repensar e a desconstruir suas criações e desenvolver uma obra audiovisual para o ambiente digital. A desmontagem estreia dia 24 de setembro de 2021, às 20 horas, no Youtube do Sesc Pompeia (e fica disponível on demand).
Para quem quiser ver ou rever o espetáculo Há Dias Que Não Morro – tal qual foi estreado em 2019, presencialmente – o grupo faz duas sessões em horário agendado, às 20 horas, nos dias 25 e 26 de setembro, em seu Youtube.
A websérie A Prima da Vera estreia no dia 1º de outubro, quando o grupo passa a publicar diariamente os novos episódios, até o dia 28, sempre às 12h28. Com técnica de animação em stop motion, colagem e desenho, a série é caracterizada pelo absurdo e pelo nonsense e conta a história de uma planta que é capaz de ler o futuro de mulheres por meio da interpretação do corrimento vaginal encontrado em suas calcinhas.
De 9 a 17 de outubro, sábados e domingos, 20h o público pode assistir e jogar Ôma, um ex-petáculo, um videogame performativo que apresenta a vida de duas avatares mulheres, vivendo dias de quarentena em suas casas. O público é convidado a ser agente ativo da obra, fazendo com que suas escolhas guiem a trajetória das personagens. Fusão de teatro e game, a experiência pode ser acessada via inscrição pelo site www.corporastrado.com/oma. A exibição acontece pelo Zoom.
O ultraVioleta_s é um coletivo criado em 2007 e composto por Aline Olmos e Laíza Dantas, ambas performers, diretoras artísticas, editoras e animadoras de vídeo. Uma das propostas centrais do coletivo é realizar obras que abarquem tematicamente questões ligadas a formas não hegemônicas de existência na Terra, sendo elas humanas, vegetais ou animais e pesquisar a intersecção entre diferentes linguagens artísticas, como o teatro, circo, performance, artes visuais e artes digitais.
Sobre o Grupo
O ultraVioleta_s é um grupo composto por mulheres que atuam em diferentes áreas: atrizes, gestoras, diretoras criativas, editoras e animadoras de vídeo e fotógrafas. Interessadas na intersecção de diferentes linguagens artísticas, hoje investigam a relação entre teatro, arte, tecnologia, vídeo arte e espaço urbano.
As integrantes se debruçam, atualmente, em temas ligados a formas não hegemônicas de existência na Terra, sendo elas humanas, vegetais ou animais. Mas tudo começou bem diferente, em 2007, quando ainda eram a Academia de Palhaços na UNICAMP, e por sete anos pesquisaram a linguagem do palhaço e do circo teatro brasileiro.
Em 2016, com a criação do espetáculo “Adeus, Palhaços Mortos”, o grupo ressignificou o mergulho no teatro popular e verticalizou a intersecção entre teatro e artes visuais. Em 2019, criou o espetáculo “Há Dias Que Não Morro”, que desdobrou a mesma busca estética ao discutir os aprisionamentos contemporâneos e colocou em cena uma dramaturgia inédita.
O espetáculo estreou no Festival Internacional de Antália, na Turquia, e teve temporada de estreia no Brasil no Sesc Pompeia. Em 2020, a companhia criou “Ôma, um ex-petáculo”, videogame performático apoiado pelo Itaú Cultural e realizou a performance “PESTIGE TO BE EHXIBITED”, em Viena, que aborda a temática do sono e do sonho como práticas a serem preservadas e protegidas. Sua última criação ocorreu em 2021 com a websérie “A Prima da Vera”, contemplada pelo PROAC.
Com carreira internacional marcada também pela participação no World Stage Design em Taiwan, em 2017; no Festival INternacional de Teatro de Trabzon e de Antália, na Turquia, em 2018 e 2019; Santiago A Mil, no Chile e no Global Forms Theater Festival, nos EUA, ambos em 2021 e alguns prêmios acumulados (Shell, APCA, Aplauso Brasil e outros), o grupo busca provocar fissuras artísticas no cotidiano que desequilibrem o espectador e o lembrem de sua condição humana.
SERVIÇO
Desmontagem: Há Dias que Não Tem Fim
Dia 24 de setembro, sexta-feira, 20h, no Youtube do Sesc Pompeia
Há Dias que Não Morro (registro audiovisual)
Peça registrada – registro audiovisual
Dias 25 e 26 de setembro, sábado e domingo, 20h, no Youtube do coletivo ultraVioleta_s
A Prima da Vera
1º de outubro até dia 28 de outubro. Todos os dias, 12h28, pelo Instagram ultraVioleta_s
Duração: Aproximadamente 5 minutos | A cada dia, será exibido um novo episódio. Todos ficarão disponíveis.
Ôma, um ex-petáculo
9 a 17 de outubro*, sábados e domingos, 20h, por Zoom (inscrição/convite: www.corporastreado.com/oma)
*No dia 17 de outubro, quarta-feira, 20h, a peça Ôma, um ex-petáculo integra o FEIA – Festival do Instituto de Artes da Unicamp