O Instituto PremieRpet® – braço social da PremieRpet® que apoia e incentiva pesquisas, estudos e ações em prol da saúde dos animais – anuncia a parceria com o Onçafari, que tem por finalidade a conservação da vida selvagem no Brasil, com foco nas espécies de onças pintadas e lobos guarás.
Essa nova parceria vai viabilizar a construção de um centro de reintrodução animal na Reserva Santa Sofia, localizada no Pantanal (MS). O novo recinto terá um espaço de 2.500 m² dedicados aos mamíferos. Além deste, um segundo espaço com diferente estrutura, mais alto e fechado, com 250m², vai abrigar e reintroduzir diversas espécies de aves também ameaçadas de extinção.
“Temos satisfação em apoiar mais essa iniciativa, que trabalha pela preservação da vida selvagem do país. Sabemos que o equilíbrio ambiental depende diretamente da preservação e do bem-estar das espécies, tanto selvagens quanto domésticas”, afirma Madalena Spinazzola, presidente do Instituto PremieRpet®.
“Esse apoio é de grande relevância para o Onçafari. A experiência do Instituto PremieRpet® em outras frentes sociais veio para somar nesse incrível trabalho que estamos fazendo”, avalia Mario Haberfeld, fundador e Presidente do Onçafari.
Como funciona
Criado em 2011, o Onçafari atingiu recentemente o marco de 10 onças reintroduzidas na natureza. A construção do centro de reintrodução já está ativa e deve receber animais silvestres vindos de várias partes do país. Após avaliação e cuidados com biólogos e veterinários do local, os animais aptos à reintrodução são estimulados a recuperar independência, ainda dentro do recinto. Atividades rotineiras de caça e proteção são monitoradas frequentemente até que os animais possam ser reintroduzidos à natureza.
Além do novo recinto na Reserva Santa Sofia, localizada no Pantanal, o projeto ainda conta com outros dois centros de atuação, no Refúgio Ecológico Caiman, também no Pantanal, e na Pousada Thaimaçu, na Amazônia.