A falta de pessoas capacitadas nas diferentes áreas da Tecnologia da Informação (TI) tem feito empresas procurarem auxílio em cursos para desenvolver as habilidades de profissionais em funções estratégicas. Nos últimos dois anos, o número de vagas disponíveis na área saltou de 30 mil para 60 mil e deve acumular 420 mil oportunidades até 2024, segundo estimativas da Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom).
De olho nesse movimento, a Alura – especialista em cursos na área da tecnologia – lançou o Alura Level Up, um programa de recrutamento e treinamento corporativo para auxiliar nas demandas de perfis profissionais escassos no mercado. A iniciativa seleciona e prepara um time de pessoas desenvolvedoras em poucas semanas, com uma jornada de ensino personalizada, desenhada de acordo com as stacks específicas de domínio da empresa contratante.
Segundo o CEO da Alura, Paulo Silveira, o Programa oferece uma solução viável para a questão da escassez de profissionais de tecnologia no Brasil. “Queremos trabalhar junto da empresa, visando não só o treinamento em competências técnicas, mas também proporcionar uma imersão na cultura da organização. É um programa pensado para auxiliar o RH na estratégia de employer branding e preenchimento de skill gaps, mas também feito para proporcionar às pessoas desenvolvedoras um importante próximo passo na carreira”, explica.
Como funciona o programa
O programa tem duração de no máximo 12 semanas e os participantes selecionados pelas empresas são introduzidos em um ambiente de aprendizado que simula fielmente sua futura rotina de trabalho. As aulas 100% em português combinam a teoria com o desenvolvimento prático e os assuntos podem ser acessados online e offline em qualquer computador ou dispositivo móvel.
Mesmo com diferentes níveis dentro da equipe, cada colaborador foca nas necessidades individuais dos participantes com um modelo avançado de qualificação profissional e conteúdo personalizado. “Isso é uma forma de estimular que as empresas contratantes façam parte do processo de mudança desse cenário, flexibilizando seus pré-requisitos de seleção e oferecendo uma capacitação completa aliada aos seus programas de onboarding”, comenta Silveira.
Empresas como Nubank, Riachuelo e ThoughtWorks são algumas das gigantes que já promovem a transformação em seus processos de recrutamento e realizam esse projeto em parceria com a Alura para captar e desenvolver talentos. As organizações interessadas em potencializar suas equipes podem se inscrever no link: https://www.alura.com.br/empresas/level-up .