A Casa Guilherme de Almeida e a Casa Mário de Andrade oferecem atividades de diferentes estilos literários durante o mês de abril. Para participar é necessário fazer a inscrição previamente. As instituições integram a Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerenciada pela Poiesis.
Casa Guilherme de Almeida
A obra tradutória do patrono do museu e suas reflexões sobre o desafio da tradução poética serão abordadas ao longo do ciclo de palestras Tradutores modernos: Guilherme de Almeida, nos dias 20 e 27 de abril, 4 e 11 de maio, das 19h às 21h. Nas respectivas datas, os encontros, via Zoom, serão apresentados por Marcelo Tápia – diretor da Rede de Museus-Casas Literários de São Paulo, poeta, tradutor, ensaísta e professor pleno do LETRA – Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras e Tradução da FFLCH-USP; Álvaro Faleiros – professor livre-docente de literatura francesa na USP, poeta e tradutor; Jaa Torrano – professor titular do departamento de Letras Clássicas e Vernáculas da FFLCH-USP; e Simone Homem de Mello – escritora e tradutora literária dedicada à poesia moderna e contemporânea de língua alemã.
No contexto do centenário da Semana da Arte Moderna, a ideia do ciclo é discutir a contribuição de autores do modernismo brasileiro para a arte da tradução literária e as inovações que possam ter realizado nesse âmbito. Para realizar a inscrição, clique aqui.
Casa Mário de Andrade
O famoso endereço da Rua Lopes Chaves, onde fica a Casa Mário de Andrade, local que já foi a residência do escritor e de sua família, é envolto por causos e lendas fabulosos. Neste contexto, Maria Ferreira, educadora do museu e pós-graduanda em História, Sociedade e Cultura pela PUC-SP, irá coordenar a visita temática Doces mistérios no dia 16 de abril, sábado, das 14h às 15h. A contação de histórias itinerante revelará alguns doces mistérios dos cômodos da Casa. A inscrição deve ser feita pelo site do museu.
O Clube de Leitura Casa Mário de Andrade retorna no dia 30 de abril, sábado, das 16h30 às 18h, com foco no cordel “Mário de Andrade Multiversos Desvairados”, escrito por EdiMaria e Luciano Braga. O encontro será aplicado presencialmente no auditório do museu com inscrição aberta aqui; e de forma online via Zoom com inscrição disponível neste link. O Clube é organizado pela Lucineide Vieira, pedagoga e integrante do Coletivo Teodoras do Cordel-artevistas SP, e pelo cordelista Josué Gonçalves de Araújo.
——
Atenção: para acessar as atividades presenciais é necessário apresentar o comprovante de vacinação contra Covid-19, seguindo o Decreto 60.989 estabelecido em 06/01/2022 pela Prefeitura do Município de São Paulo, seja impresso ou digital. As instituições recomendam o uso da máscara de proteção nos ambientes internos.
SERVIÇO:
Todas as atividades são gratuitas
CASA GUILHERME DE ALMEIDA
Ciclo de palestras
TRADUTORES MODERNOS: GUILHERME DE ALMEIDA
Com Marcelo Tápia, Álvaro Faleiros, Jaa Torrano e Simone Homem de Mello (na sequência das palestras)
Quartas-feiras, 20 e 27 de abril, 4 e 11 de maio, das 19h às 21h
Plataforma: Zoom | 300 vagas
Inscrição até 9/05: aqui
—
Museu – R. Macapá, 187 – Perdizes | CEP 01251-080 | São Paulo
Anexo: Rua Cardoso de Almeida, 1943 – Sumaré, São Paulo/SP
Tel.: 11 3673-1883 | 3803-8525 | 3672-1391 | 3868-4128
Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site do museu.
Algumas atividades continuam on-line e com programação pelos sites do museu ou +Cultura
Acessibilidade: rampa de acesso, elevador, piso podotátil e banheiro adaptado; videoguia em Libras e réplicas táteis.
Programação gratuita
CASA MÁRIO DE ANDRADE
Visita temática
DOCES MISTÉRIOS
Com Maria Ferreira
Sábado, 16 de abril, das 14h às 15h
Inscrições abertas até 15/04: aqui | 8 vagas
CLUBE DE LEITURA CASA MÁRIO DE ANDRADE
Organização: Josué Gonçalves de Araújo e Lucineide Vieira
Sábado, 30 de abril, das 16h30 às 18h
Inscrições abertas até 30/04:
Para realizar sua inscrição no formato presencial, clique aqui | 10 vagas
Para realizar sua inscrição no formato online, clique aqui | 250 vagas
—
Rua Lopes Chaves, 546 – Barra Funda – São Paulo
Telefone: (11) 3666-5803 | 3826-4085
Agende sua visita e confira as medidas de segurança para se proteger da Covid-19 pelo site da instituição.
Algumas atividades seguem virtuais e com programação acessível pelos sites do museu ou +Cultura
Acessibilidade: rampa de acesso ao andar térreo e fraldário móvel.
Programação gratuita