Depois do tour pelos Estados Unidos, com premiação e salas de exibição lotadas nos festivais americanos, o filme brasileiro “Coração de Neon” desembarca no Festival de Cannes, na França. O longa-metragem vai participar do Marché du Film (Mercado do Filme), a contrapartida comercial da mostra principal e que reúne os empresários da indústria cinematográfica.
Os produtores Lucas Estevan Soares e Rhaissa Gonçalves estarão com um estande próprio da IHC (International House of Cinema), a produtora do “Coração de Neon”. O IHC já tem encontros agendados previamente com representantes de alguns países, interessados na distribuição e exibição do filme em seus territórios.
Inovação
“Coração de Neon” também será o único filme brasileiro a ser exibido na sala Atmos dentro do Teatro Olympia, a única sala de Cannes equipada com essa tecnologia.
Mas a honraria tem um motivo pioneiro. O longa-metragem é a primeira produção do cinema brasileiro a ser finalizada com a tecnologia de som imersivo Dolby Atmos 9.1. Com o som surround, o espectador tinha o som chegando até ele de forma horizontal.
Atmos é uma evolução do surround, pois chega de todos os lados da sala de cinema, colocando o espectador dentro de uma “bolha” de som, trazendo mais realidade à trama. Se o barulho é de fogos de artifício no céu, por exemplo, o som virá de cima da cabeça do espectador. Se o barulho é de um objeto caindo ao chão, o som virá do chão da sala de cinema.
Marché du Filme
O Mercado do Filme, do Festival de Cannes, surgiu em 1959, mais de uma década depois da primeira edição da mostra principal de filmes. Até então, não havia um espaço para representantes das produtoras, que passaram a alugar salas de cinema para exibir suas obras e negociar seus direitos cinematográficos. Assim surgiu o Marché du Film, que hoje é o evento de maior referência internacional dos negócios na área de cinema.
Nesta 75.º edição, que será realizada de 17 a 25 de maio de 2022, são esperados 12.500 profissionais de 121 países. Também espera-se a negociação de 4 mil filmes e projetos, além de 100 conferências.
Sobre o filme
“Coração de Neon” conta a história de Fernando, um jovem sonhador que ao lado de seu pai, o Lau, dirige um carro de mensagens, o Coração de Neon (Boquelove, para os íntimos, uma referência ao bairro Boqueirão, em Curitiba, onde o filme é gravado). Eles sonham em levar o serviço para os Estados Unidos, mas uma das mensagens que eles vão entregar, que seria um pedido de perdão, acaba em tragédia depois de uma apresentação malsucedida. A vida de Fernando muda por completo e ele acaba embarcando numa jornada alucinante em nome do amor.
“Coração de Neon” é uma produção curitibana e independente, realizada totalmente com capital próprio, sem financiamentos externos. A previsão é de ser lançado no Brasil entre o fim de 2022 e início de 2023.
Ficha técnica
Título original: Coração de Neon
Duração: 100 minutos
Data de término: 2022
País de origem: Brasil
Idioma: Português
Formato: 5K Red RAW
Aspect Ratio: 2.35:1
Áudio: Dolby ATMOS 9.1
Diretor e roteirista: Lucas Estevan Soares
Produtora: Rhaissa Gonçalves
Produtores executivos: Rhaissa Gonçalves e Lucas Estevan Soares
Diretor de fotografia: Eduardo Ribeiro
Diretora de arte: Mariana Pires
Diretor de som: Gustavo Andriewiski
Trilha sonora original: Lucas Estevan Soares, Jotta Valiente e Gustavo Andriewiski
Elenco principal: Lucas Estevan Soares (Fernando), Wawa Black (Dinho), Ana de Ferro (Andressa), Paulo Matos (Lau) e Wagner Jovanaci (Gomes)
Sobre o IHC
International House of Cinema, a produtora audiovisual também chamada de IHC, foi fundada em outubro de 2012 por Lucas Estevan Soares, na cidade de Curitiba, Brasil. Nesses 10 anos de empresa, o IHC realizou centenas de produções comerciais, curtas-metragens e documentários.
Em 2017, Lucas inaugurou uma segunda sede da empresa em Miami, nos Estados Unidos, juntamente com sua sócia Rhaissa Gonçalves. O sucesso do empreendimento nos Estados Unidos permitiu o investimento no primeiro longa-metragem da produtora, o “Coração de Neon”, que tem lançamento previsto para 2022.
Desde 2019, o IHC vem focando na produção de conteúdo original e, em 2021, abre também uma distribuidora para comercializar suas próprias produções e adquirir títulos nacionais e internacionais.