Escrito em 1927, e considerado o primeiro romance do escritor modernista Mário de Andrade (1893-1945), “Amar, Verbo Intransitivo”, a adaptação teatral com dramaturgia de Luciana Carnieli e direção de Dagoberto Feliz, chega aos palcos nesta sexta-feira (27) em Suzano, no Teatro Municipal Doutor Armando Ré, às 20h, e no sábado no Teatro Clara Nunes, às 20h, em Diadema.
A peça, que teve sua estreia em maio de 2019, na Oficina Cultural Oswald de Andrade, conta a história de uma família tradicional de São Paulo, que contrata a alemã Fräulein Elza, (Luciana Carnieli), como governanta. Mas, a real intenção do pai da família é que Elza seja responsável por fazer a iniciação amorosa (não só sexual) de Carlos (Pedro Daher), o filho mais velho. A partir desse encontro, os personagens vivem uma relação amorosa, revelando críticas sociais e comportamentais.
A encenação tem como foco central o jogo cênico entre os dois atores, que narram a história e, simultaneamente, interpretam os personagens. Assim, a linguagem cênica se alterna entre narração e dramatização. “O Mário de Andrade escreve de uma maneira que é muito apenas dele. Ele tem um jeito de usar as palavras para poder descrever certas coisas. E chega a um certo ponto em que você precisa reler coisas do romance para você entender porque o mundo do Mário de Andrade é completamente diferente do nosso, ele entra em um universo em que a gente tem que aceitar, segurar a rédea e ir com ele”, reforça Pedro Daher.
Para o ator, experienciar o personagem na peça foi algo muito interessante e que permitiu experimentar coisas diferentes nos ensaios. “Fazer o Carlos é uma coisa incrível, muda bastante a nossa percepção de o que é amar e se o amor é uma coisa a ser ensinada”. Além disso, Pedro relata sobre a vivência de Carlos ao longo do espetáculo. “É um
processo de começar a entender o que é descobrir o que é o amor, descobrir o que é o flerte, descobrir o que são as carícias, até mesmo a sensualidade”. “Essa movimentação do que é estar apaixonado, é algo que vai mexer muito com a cabeça do Carlos. E na peça, nós trabalhamos muito com olhares, eu e a Luciana quando estamos em cena, nós vamos no tempo do romance, uma troca em prol da descoberta do que é amar”, finaliza Pedro.
Data: 27/05/2022
Horário: 20 horas
Valor: Gratuito – aconselhável chegar 1h antes do evento para retirada do ingresso na bilheteria
Local: R. Gen. Francisco Glicério, 1.354 – Centro, Suzano – SP, 08674-002
Duração: 75 minutos
Data: 28/05/2022
Horário: 20 horas
Valor: Gratuito – aconselhável chegar 1h antes do evento para retirada do ingresso na bilheteria
Local: R. Graciosa, 300 – Centro, Diadema – SP, 09910-660
Duração: 75 minutos