O Museu do Futebol, instituição do Governo do Estado de São Paulo, lançou na plataforma online Google Arts & Culture a exposição virtual “Diversidade em Campo: Futebol LGBTQIAP+”, que traz luz sobre a prática futebolística dentro da comunidade no Brasil. Clique aqui para acessar.
A mostra é fruto de um trabalho desenvolvido desde 2020 pelo Centro de Referências do Futebol Brasileiro (CRFB), que mapeou e registrou times, pessoas, eventos e lugares relacionados à prática e à memória do futebol LGBTQIAP+ no Brasil através de entrevistas e pesquisa online.
Nestes dois anos, foram levantados mais de 80 times que jogam futsal ou futebol society, de todas as regiões do país, reforçando a pluralidade que permeia o esporte. Assim, a exposição conta quem são esses personagens e relata como equipes e campeonatos foram formados e em que contexto se apresentam nos dias atuais.
O objetivo é ressaltar o poder transformador do futebolem questões relacionadas ao gênero e/ou sexualidade e contribuir para o fortalecimento do respeito e da inclusão na modalidade, pauta apoiada e promovida pelo Museu do Futebol.
Além da exposição virtual, é possível saber mais sobre o tema e o mapeamento feito pelo CRFB através do acervo (link) e do site do Museu do Futebol (link).
Quer ajudar a aumentar esse número?
Você faz parte de alguma equipe LGBT+ e gostaria de compartilhar sua experiência com o Museu do Futebol? Entre em contato pelo email crfb@museudofutebol.org.br.
SERVIÇO
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam / Grátis às terças-feiras
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/67330
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: EMS Farmacêutica, Movida Aluguel de Carros e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva e Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.