Para celebrar a itinerância pelo Brasil da exposição Japonésia, do fotógrafo Naoki Ishikawa, a Japan House São Paulo promove uma experiência gastronômica inédita, no dia 30 de agosto, com menu criado por quatro renomados chefs, cada um representando um Estado por onde a exposição, que estreou na JHSP em 2020, já teve passagem: São Paulo, Paraná, Pará e Pernambuco, onde fica em cartaz até o final de agosto, no museu Cais do Sertão.
O evento “Experiência JHSP: uma viagem pela gastronomia japonesa no Brasil” será realizado no restaurante Aizomê, na sede da Japan House São Paulo, na Avenida Paulista, com jantar assinado por quatro renomados chefs: Telma Shiraishi, do Aizomê e Embaixadora para Difusão da Cultura e Culinária Japonesa no Brasil (SP); Alberto Landgraf, do Oteque (PR); Thiago Castanho, do Remanso do Bosque (PA) e André Saburó, do Quina do Futuro, Sumô e Tokyo’s (PE).
Desenvolvido com exclusividade pelos quatro renomados chefs que estarão presentes no evento, o menu do jantar é inspirado pela mostra Japonésia, que ressalta a diversidade de paisagens e de cultura do Japão por meio de fotografias de Naoki Ishikawa. A viagem gastronômica resultante do encontro desses protagonistas da gastronomia no Brasil, será servida em cinco etapas com direito a harmonização com drinques especiais em opções alcoólicas e não-alcóolicas. Com início às 19h, a viagem gastronômica começa com o prato Hotate to Umibudo (vieiras e algas em esferas), que harmoniza dois ingredientes de duas ilhas distantes do Japão: Hokkaido e Okinawa. Em seguida, entra em cena o Ichigo-Ni pernambucano, um caldo claro com frutos do mar, emblemático na província de Aomori.
Ainda explorando pratos quentes da culinária japonesa, é a vez dos participantes experimentarem o Filhote Misoyaki (Filhote curado no missô e assado na folha de alho com dashi de banana) – aqui o missô tradicional de Hokkaido entra na receita para enriquecer o processo de cura do peixe amazônico. Já a carne de porco assada, elemento comum tanto na culinária japonesa, quanto na brasileira, ganha novo sabor ao ser glaceada com tomate fermentado e acompanhada por vinagrete de tomate e caldo de suã (espinhaço suíno).
Para finalizar a noite, será servido o Dezato, sobremesa que incorpora os sabores dos quatro cantos do Brasil e os elementos japoneses representados na exposição homenageada: maçã fuji em texturas, merengue com pimenta sanshô, bacuri com castanha fresca e matchá, e mini choux cream com rapadura.
O encontro inédito dos quatro chefs – que tem apoio da Beam Suntory, do InterContinental São Paulo Hotel e da JNTO (Organização Nacional de Turismo do Japão) – tem lugares limitados e os ingressos podem ser adquiridos com antecedência pela plataforma Sympla, no valor de R$ 440,00 por pessoa.
Sobre a exposição Japonésia
Concebida e apresentada pela Japan House São Paulo pela primeira vez em 2020 em sua sede na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), a exposição individual do fotógrafo Naoki Ishikawa já percorreu o Museu Oscar Niemeyer em Curitiba (PR); a Casa das Onze Janelas em Belém (PA); e o Museu Cais do Sertão em Recife (PE), encerrando o ciclo no Brasil. A mostra fotográfica faz uma expedição por mais de 20 ilhas do arquipélago nipônico, lançando luz sobre a diversidade cultural e geográfica regida pela relação intrínseca com o mar. A iniciativa faz parte do projeto de itinerância de exposições da Japan House São Paulo, por meio de parcerias inéditas com instituições do Brasil e América Latina desde 2021, com o objetivo de ampliar a difusão da cultura japonesa pelo continente.
Sobre os chefs
Telma Shiraishi
Nascida em São Paulo, mas criada no interior, Telma Shiraishi é chef de um dos melhores e mais tradicionais restaurantes japoneses de São Paulo e do Brasil, o Aizomê. Além disso, é Embaixadora da boa vontade da difusão da culinária japonesa no Brasil e também está à frente dos jantares e banquetes do Consulado japonês em São Paulo. Em 2022, foi eleita Melhor Profissional de Cozinha Japonesa no prêmio Melhores do Ano da revista Prazeres da Mesa.
André Saburó
André Saburó Matsumoto é o chef que comanda, na cidade de Recife, em Pernambuco, um dos principais restaurantes de culinária japonesa do Brasil, o Quina do Futuro, fundado em 1986 por seu pai. Em 2018 e 2019, Saburó foi eleito Sushiman do Ano pela premiação da revista Prazeres da Mesa, considerada de suma importância para o setor gastronômico nacional.
Thiago Castanho
Thiago Castanho nasceu e cresceu em Belém, capital do Pará, em meio à selva amazônica brasileira. Junto com seu irmão, Felipe Castanho, criou o Remanso do Bosque, primeiro restaurante brasileiro fora do eixo Rio-São Paulo a entrar na lista dos 50 melhores da América Latina. Em 2014, o The New York Times considerou Thiago Castanho um dos chefs mais inovadores do Brasil. Em 2015, a revista Forbes o colocou na lista dos 30 brasileiros com maior destaque nacional.
Alberto Landgraf
Nascido no Paraná, Alberto Landgraf abriu seu primeiro restaurante, o Epice, na cidade de São Paulo, em 2011, conquistando uma estrela no Guia Michelin e o lugar de 26º melhor restaurante na América Latina em 2015. Atualmente, está à frente do Oteque, restaurante no Rio de Janeiro com duas estrelas no Guia Michelin, considerado o 12º melhor restaurante na América Latina em 2020, e, em 2022, um dos 50 melhores do mundo (World’s 50 Best).
Serviço:
Experiência JHSP: uma viagem pela gastronomia japonesa no Brasil
Quando: 30 de agosto de 2022 (terça-feira)
Horário: 19h (com 10 minutos de tolerância)
Onde: Japan House São Paulo – Avenida Paulista, 52 (2º andar) – São Paulo, SP
Valor: R$440,00
Inscrições via Sympla (vagas limitadas)
O jantar contará com a presença de todos os chefs*