Nas últimas semanas, a expressão “voto útil” vem ganhando força entre os eleitores e nas declarações dos candidatos. O engajamento nas redes sociais, pelo voto útil, por exemplo, registrou 30 vezes mais interação no Instagram que há um mês, e 19 vezes mais no Facebook no mesmo período. É o que mostra levantamento feito pela Novelo Data em parceria com Essa Tal Rede Social entre os dias 12 e 18 de setembro.
Mas, o que isso quer dizer exatamente?
A cientista politica e professora da Uninter, Karolina Roeder, explica que, “o voto útil ou voto estratégico, é aquele dado pelo eleitor ao candidato que não é o primeiro lugar de sua lista de preferências, mas é escolhido para que possa derrotar o opositor que esse eleitor rejeita”.
A professora ainda completa que isso pode ocorrer em três situações combinadas:
As redes sociais é uma importante aliada na hora da decisão
Sem dúvida as redes sociais colaboraram com a decisão mais precoce dos eleitores. Neste ambiente, as pessoas falam mais sobre política, compartilham e resgatam notícias e conteúdos para afirmarem o seu posicionamento entre a sua “bolha”. As pesquisas de opinião também são fundamentais para isso, fazendo com que o eleitor conheça o cenário eleitoral do momento e tome a sua decisão também baseada nisso.
“O fato é que as pessoas estão decidindo e mudando o voto nessa última fase da campanha eleitoral, evidenciando a utilização do voto estratégico para derrotar o candidato que rejeita e isso é natural em qualquer eleição”, finaliza a especialista.