O Vegfest 2022, um dos maiores eventos veganos das Américas, reunirá mais de 100 marcas expositoras entre os dias 8 e 11 de dezembro, no Centro de Convenções Anhembi, em São Paulo. Aberto ao público, a feira vegana já tem diversas atrações confirmadas, como quadra de vôlei, pocket shows, cozinha show e foot table.
“Também vamos ter atividades como uma escape room temática e o desafio de futebol com alguns atletas do Laguna, primeira equipe vegana do país, sediada no Rio Grande do Norte. Queremos que as pessoas participem das atividades. A expectativa para esse ano é a maior possível, pois é o reencontro do setor depois de 2019. Estamos preparando várias novidades. Será incrível e esperamos que todos estejam lá”, conta Ricardo Laurino, presidente da SVB (Sociedade Vegetariana Brasileira), organizadora do evento com produção da Francal Feiras.
Depois de quatro anos, o evento volta a ser realizado na cidade de São Paulo. A longa espera dos visitantes, no entanto, será recompensada com um aumento na interatividade e muitas novidades, segundo Valeska Ciré, head de produtos na Francal Feiras.
“Estamos muito animados com o retorno do Vegfest para São Paulo. Marcas relevantes estarão participando e estamos preparando diversas atrações para que seja um grande momento desse movimento. Vamos ter muita interação com o público, com as empresas no B2B, formadores de opinião e nutricionistas. É uma feira que apresenta o mercado vegano a todos e será um grande momento de experiências, seja na moda, alimentação ou cosméticos”, comentou.
A feira celebra o vegetarianismo, que já tem mais de 30 milhões de adeptos apenas no Brasil, o que representa cerca de 14% da população, segundo os dados da última pesquisa sobre o tema, realizada pelo Ibope em 2018.
“Os números são crescentes. A última edição, em São Paulo, teve quase 10 mil participantes. O saldo é enorme, além de impulsionar demais esse crescimento do veganismo e do que ele representa na sociedade”, ressaltou.
Por isso, Laurino vê que o vegetarianismo já faz parte da sociedade moderna e espera que o Vegfest chegue acompanhando a conscientização da população de diversas maneiras para aderir ao movimento.
“A importância, principalmente, é dar acesso para quem busca ter mais contato com esse mundo. Desenvolver as informações com profissionais de diversas áreas do movimento, estimular novos empreendedores e mostrar para a sociedade o quanto ela está próxima deste movimento, muito mais do que ela imagina. Também tentamos mostrar como o movimento vegetariano pode fazer parte do dia a dia das pessoas, de acordo com o próprio contexto e dentro da realidade de cada um”, completou.
Depois do hiato de três anos causado pela pandemia, o Vegfest 2022 chega acompanhado do IX Congresso Vegetariano Brasileiro. Com mais de 100 palestrantes e chefs de culinária referência no Brasil, o seminário engloba mais de 30 horas de conteúdo. Além disso, haverá uma sala exclusiva para a Plant-Based Conference, com palestras voltadas aos temas relacionados à saúde e veganismo.
“O saldo é incrível. Os Vegfest são lembrados e celebrados como o grande momento do movimento vegano pela comunidade. É onde as pessoas, não apenas veganas como simpatizantes e curiosos, se reúnem e encontram um momento de celebração”, concluiu.
Por fim, ainda acontecerá a tradicional Balada VegFest, no dia 9 de dezembro, às 21h, no St. Johns Irish Pub. A festa acontece no bairro do Tatuapé, em São Paulo, e as entradas podem ser adquiridas antecipadamente.