Com os processos de onboarding cada dia mais velozes e tecnológicos, como garantir a melhor experiência para o candidato e o resultado esperado para as empresas contratantes? Segundo a WE CAN BR, consultoria de RH, que atua há 25 anos com trabalho temporário e recrutamento e seleção em todo o Brasil, é possível garantir um processo de admissão transparente, seguro e ágil a partir de uma comunicação clara e próxima.
Poliana Pereira, gerente comercial da WE CAN BR, afirma que tudo começa já com o processo de seleção e com o uso correto dos canais de comunicação, como portais, 0800, WhatsApp e telefone. “O onboarding é o coração da empresa e deve garantir o respeito às marcas envolvidas e a transparência nas informações. A partir de BIs e dashboards, hoje centralizamos todas as informações e indicadores dos temporários, trazendo mais facilidade por meio da tecnologia, mas não ficamos engessados apenas no digital e pensamos sempre no que é valor para cada cliente”, conta
A gerente administrativa da WE CAN BR, Sueli de Andrade Silva, explica que o processo automatizado traz agilidade, mas precisa ser consultivo. “Nossa equipe acolhe e orienta todos os candidatos, até mesmo aqueles que têm dificuldade com o digital. Temos ainda o desafio para alguns com relação à leitura das informações e precisamos fazer a intervenção humana. A partir da nossa seleção, que cuida muito bem da experiência do candidato, eles chegam munidos de informações e isso agiliza o processo.”
Sueli conta que toda a documentação de contratação, desde a carteira de trabalho, é digital. “Enviamos um link para o profisisonal, a atendente informa por ligação o envio, ele cadastra a documentação no sistema, lê e assina o contrato digitalmente e já recebe a sua senha para o portal do colaborador”, explica.
Segundo Leticia Colaquises, coordenadora de recrutamento e seleção da WE CAN BR Recursos Humanos, as informações rápidas e a tecnologia possibilitam otimizar o processo seletivo para todo o Brasil. “Hoje atendemos candidatos de todas as regiões para vagas até mesmo em outras localidades, democratizando o acesso dessas pessoas às oportunidades e garantindo segurança nos dados e transparência nas informações. As empresas também conseguem acolher esses novos funcionários em pouco tempo e com assertividade. Trabalhamos ainda o retorno ao candidato, seja positivo ou negativo, com a mesma agilidade e orientamos para a melhor performance em próximas etapas”, conclui.
A WE CAN BR já contratou mais de 170 mil profissionais e investe em atendimento remoto e plataformas digitais para agilizar ainda mais os processos de seleção. Recentemente implantou dois novos portais, para os clientes e para os colaboradores, com foco em otimizar os processos e torná-los ainda mais eficientes. Pelo novo portal, os clientes podem ter uma visão mais estratégica de sua mão de obra contratada, trabalhando em cima de indicadores de power BI.