O coletivo ASAS e o MetrôSP, com o objetivo de reacender o olhar e trazer novos pontos de vista para as obras de arte nas estações do Metrô, criaram uma experiência na Estação Tatuapé, onde o painel Inter-relação entre o Campo e a Cidade, de Aldemir Martins, se expande dos seus 25 m2 numa ocupação de 650 m2 compondo uma experiência imersiva. Partes da obra saltam das paredes para o piso da estação, proporcionado novas possibilidades de observação e convidando os passantes a re-olharem a obra original.
Chamada Sementes do Futuro, a instalação conta também com a exposição Metrô Sustentável – que destaca a importância da contribuição do MetrôSP para a sociedade por meio de ações sustentáveis – e que ganhou novos contornos ao agregar o ensaio fotográfico coletivo BOTA FORA União Vila Nova, produzido por jovens artistas do bairro União de Vila Nova e composto de 12 painéis fotográficos duplos, clicados por estes artistas deste e neste local que já foi um grande aterro sanitário, Além de mais 10 painéis compondo o diálogo entre produção artística de um dos “gigantes” nas artes plásticas, Aldemir Martins, e a arte destes jovens, que chegam para complementar a exposição que permanece até dia 15 de janeiro de 2023.
“O Metrô é um meio de transporte fundamental para o dia a dia das pessoas que vivem e passam pela cidade de São Paulo, além de ser um espaço de encontros, de acolhidas e de experiências únicas na cidade. A possibilidade de unirmos os temas arte, mobilidade e sustentabilidade em uma atividade educativa em um espaço público, como na ação Sementes do Futuro, atesta a função social e o potencial transformador da arte e da cultura, que podem, de fato, ressignificar o dia a dia e a vida das pessoas”, declara Renan Andrade, Coordenador de Ação Cultural e Acervo do Metrô de São Paulo.
Cada obra em si traz diferentes reflexões, desde o painel de Aldemir Martins, sobre o êxodo rural sem a perda da identidade de origem neste deslocamento, o Metrô, através da importância de sua contribuição para a sociedade com ações sustentáveis e estes jovens que transformam escassez em abundância reciclando a visão da sua comunidade através da fotografia. Temos uma intersecção entre arte, empresa e comunidade, que encontram esse ponto em comum exatamente na preocupação com a sustentabilidade.
Deste encontro e das questões levantadas nestas conversas, a ASAS também produzirá uma mensagem em vídeo, um chamado para sustentabilidade e de que forma o exemplo destes jovens, que transformaram sua forma de olhar o mundo com criatividade, extraem arte literalmente do que já foi lixo. O video Sementes De Futuro será veiculado nas redes sociais do Metrô (Instagram @metrospoficial, Twitter @metrosp_oficial, Facebook @metrosp) e na TV Metrô pelo canal de YouTube MetrospOficial.
“Instigar formas mais humanistas de experimentar a vida através de narrativas relevantes é o propósito do nosso Coletivo. A parceria com MetrôSP resultou neste grandioso espaço imersivo e também na conexão com 50 jovens do bairro União de Vila Nova que, no dia 14, às 11h30, vamos reunir nesse espaço para juntos criarmos a mensagem para 2023”, conta Paula Trabulsi, fundadora do coletivo internacional de inteligência criativa ASAS.BR.COM.
Instalação Sementes do Futuro:
Inter-relação entre o Campo e a Cidade, de Aldemir Martins – Experiência Imersiva
Metrô Sustentável – Exposição
Bota fora – União Vila Nova – Ensaio fotográfico de jovens artistas
Local: Estação Tatuapé
End.: R. Melo Freire – Tatuapé, São Paulo
De 14/12/22 a 15/1/23, das 4h40 às 0h33