O fim do ano está chegando e que tal aproveitar o recesso para visitar o Museu do Futebol e o Museu da Língua Portuguesa? Para se programar direitinho, confira abaixo os dias de funcionamento especial de fim de ano das duas instituições da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo.
Na semana do Réveillon, as instituições funcionam nos dias 27, 28, 29 e 30. Nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro os museus estarão fechados, assim como às segundas-feiras, como de costume. O horário de funcionamento segue das 9h às 18h, com entrada permitida até as 16h30 no Museu da Língua Portuguesa e até as 17h no Museu do Futebol.
Vale lembrar ainda que na primeira terça-feira de cada mês (a próxima será dia 3 de janeiro), o Museu do Futebol fica aberto até às 21h, com entrada até às 20h e ingresso gratuito. Atualmente, a instituição exibe a exposição temporária 22 em Campo, na qual é possível se surpreender com as diversas relações existentes entre futebol e modernismo, além da exposição principal, que conta a história de como a modalidade chegou ao Brasil e se tornou parte da identidade nacional em uma experiência interativa.
Já no Museu da Língua Portuguesa, é possível visitar a exposição temporária Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação, que fala sobre as línguas e culturas dos povos originários do Brasil. Com curadoria da artista e educadora Daiara Tukano, a mostra, que contou com a participação de 50 profissionais indígenas, entre pesquisadores, influenciadores digitais e cineastas, apresenta filmes, pinturas e vídeos documentais que revelam a diversidade linguística do país, assim como os mecanismos de resistência dos povos indígenas brasileiros ao longo de toda a história. Se antes da colonização haviam cerca de 1.000 línguas indígenas, atualmente são cerca de 175.
Outra atração do Museu da Língua Portuguesa é a exposição principal, que traz experiências como o Português do Brasil, linha do tempo a respeito da história do português falado no território brasileiro; o Palavras Cruzadas, que de forma interativa ensina a origem e o significado de centenas de termos de nosso vocabulário; e o Línguas do Mundo, no qual o visitante pode ouvir 23 das cerca de 7.000 línguas existentes.
SERVIÇO
Funcionamento – Museu do Futebol e Museu da Língua Portuguesa
Abre: 27, 28, 29 e 30/12
Fecha: 30/12 e 01/01
Museu do Futebol
Praça Charles Miller, s/n – Pacaembu – São Paulo
De terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 17h)
Toda primeira terça-feira do mês, até as 21h (entrada até 20h)
R$ 20,00 (inteira) e R$ 10,00 (meia)
Crianças até 7 anos não pagam
Grátis às terças-feiras
Garanta o ingresso pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/78348/d/167791/s/1120829
Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas
Museu da Língua Portuguesa
Praça da Luz – s/n – Luz – São Paulo
Terça a domingo, das 9h às 18h (entrada permitida até as 16h30)
R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet: https://bileto.sympla.com.br/event/68203
Estacionamento conveniado (Garage K): entrada pela avenida Tiradentes, 248, e pela rua João Teodoro, 78
SOBRE O MUSEU DO FUTEBOL
Localizado numa área de 6.900 m² no Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho – o Pacaembu, o Museu do Futebol foi inaugurado em 29 de setembro de 2008 e é um dos museus mais visitados do país. Sua exposição principal, distribuída em 15 salas temáticas, narra de forma lúdica e interativa como o futebol chegou ao Brasil e se tornou parte da nossa história e nossa cultura. É um museu da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido pela Fundação Roberto Marinho e administrado pela Organização Social de Cultura IDBrasil Cultura, Educação e Esporte.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A Temporada 2022 do Museu do Futebol tem patrocínio máster da Goodyear. Os patrocinadores são: EMS Farmacêutica, Movida Aluguel de Carros e Grupo Eurofarma. Tem como apoiadores: Evonik Brasil, Syngenta, Yamaha e Lojas Torra; e como empresas parceiras: Banco Safra, Eaton, Perfetti Van Melle Brasil e Grupo Zanchetta. A Rádio CBN, UOL, Revista Piauí, Gazeta Esportiva, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
SOBRE O MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Localizado na Estação da Luz, o MLP tem como tema o patrimônio imaterial que é a língua portuguesa e faz uso da tecnologia e de suportes interativos para construir e apresentar seu acervo. O público é convidado para uma viagem sensorial e subjetiva, apresentando a língua como uma manifestação cultural viva, rica, diversa e em constante construção.
O Museu da Língua Portuguesa é um equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, concebido e implantado em parceria com a Fundação Roberto Marinho. O IDBrasil Cultura, Esporte e Educação é a Organização Social de Cultura responsável pela sua gestão.
PATROCÍNIOS E PARCERIAS
A reconstrução do Museu tem patrocínio máster da EDP e patrocínio do Grupo Globo, Itaú Unibanco e Sabesp – todos por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. O apoio é da Fundação Calouste Gulbenkian.
A Temporada 2022 conta com patrocínio do Grupo Volvo, do Instituto Cultural Vale e do Itaú Unibanco, apoio da Booking.com e do Grupo Ultra e das empresas parceiras Cabot, Marsh McLennan, escritório Mattos Filho, Verde Asset Management, Faber-Castell e Bain&Company. Rádio CBN, Revista Piauí, Guia da Semana, Dinamize e JCDecaux são seus parceiros de mídia. A Temporada é realizada pelo Ministério do Turismo, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.