O Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo, conhecido como Teatro Estadual de Araras, equipamento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo e gerido pela Amigos da Arte, recebe, em janeiro, a peça de teatro de bonecos No Quintal do Mundaréu, apresentado pelo Grupo Teatro do Imprevisto.
“No Quintal do Mundaréu” é um espetáculo de teatro musical popular brasileiro com artistas de carne e osso, bonecos mamulengos e variadas linguagens, que tem como mote uma menina que não quer nascer e confronta quem tenta convencê-la a sair da barriga de sua mãe, porque o mundo não é receptivo para as mulheres. Rumo ao seu encontro de três Marias guiadas por um ser Multiverso peregrinam por um lugarejo com a missão de celebrar o milagre do nascimento.
Com música ao vivo e artistas-rapsodos contemporâneos versáteis que tocam, cantam, dançam e animam bonecos, o espetáculo é um jogo poético-musical que denuncia a violência cotidiana e celebra a vida de mulheres representativas das lutas femininas. A peça apresenta ao público a figura (inédita) da personagem Mulher-palco-útero, de onde são animados bonecos e nascem muitas crianças.
O espetáculo celebra a fragilidade e a força do feminino e dialoga principalmente com meninas e mulheres que podem se espelhar em Maria e compartilhar de suas angústias, mas também se inspirar na sua luta e coragem por querer mudar o mundo a partir de sua existência.
Serviço
TEATRO DE BONECOS
No Quintal do Mundaréu, com o Grupo Teatro do Imprevisto
Teatro de Araras – Av. Dona Renata, 401 – Centro, Araras – SP, 13600-001
Datas: 28 e 29 de janeiro, sábado e domingo às 16h
Duração: 70 minutos
Classificação etária: 12 anos
Ingressos: Venda online via Sympla | R$15,00 (meia-entrada) e R$30,00 (inteira)
Ingressos no dia do espetáculo são retirados na bilheteria do Teatro, das 14h até o início da sessão.
Site: teatrodoimprevisto.wixsite.com/grupo
Sobre a Amigos da Arte
A Amigos da Arte, Organização Social de Cultura responsável pela gestão do Teatro Sérgio Cardoso, trabalha em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e iniciativa privada desde 2004. Música, literatura, dança, teatro, circo e atividades de artes integradas fazem parte da atuação da Amigos da Arte, que tem como objetivo difundir a produção cultural por meio de festivais, programas continuados e da gestão de equipamentos culturais públicos como o Teatro Sérgio Cardoso.
Sobre o Teatro Estadual de Araras
Inaugurado em 1991, o Teatro Estadual Maestro Francisco Paulo Russo foi projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, com 466 lugares em seu auditório principal e outros 126 lugares no auditório menor em seu subsolo. De 1995 a 2005, o Teatro foi equipado com todas as instalações necessárias para os mais diversos eventos de manifestação cultural local, nacional e internacional. A partir de 2004, passou a ser administrado pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).