Internet é coisa séria, ainda mais para quem faz negócios por lá. Estudar as características e a linguagem do público-alvo são premissas para quem vai fazer vendas no ambiente digital, mas ainda há uma porção de técnicas para ter êxito, como conhecer os concorrentes e as tendências do próprio nicho.
Mas tão importante quanto entender as personas é compreender a estrutura e os mecanismos do ambiente digital, como as redes sociais, ferramentas de anúncios e as possibilidades de tráfego direcionado, sem deixar de observar, claro, o poder de outros meios de divulgação, como das mídias eletrônicas, totens e até da geolocalização.
Quem olha para todos estes “detalhes” com visão analítica e com mira em posicionamento de marca e retornos financeiros é o estrategista digital. As atribuições dele passaram a ser cada vez mais requisitadas, especialmente, em função da pandemia da Covid-19, quando o distanciamento social deu vez para um aumento expressivo das interações e comercializações digitais.
É neste contexto que o estrategista digital se destaca, com claras habilidades para compreender e planejar a presença digital, mídias, canais de distribuição de conteúdo, tráfego, sistema de aquisição de clientes e para fazer a gestão do time de atendimento e fechamento.
A estrategista digital, Silvana Rosa, explica que o seu papel é reunir o conhecimento das habilidades necessárias para gerir todas as formas de divulgação, sem que seja necessário se aprofundar na operação de nenhuma delas, mas sim conhecer todos os processos e ligar cada ponto, para que tudo funcione de forma a trazer resultados.
A argumentação de Silvana é de que o estrategista transforma ideias em negócios e liberdade financeira, por meio de senso crítico em relação à performance de determinada estratégia de funil de vendas.
“Se você não tem uma estratégia de marketing e vendas bem alinhada, seu concorrente está ficando com seus clientes. Quer vender? Tenha um bom time de vendas. Quer vender mais? Tenha um estrategista de marketing que gera maior demanda de clientes para seu time de vendas,” diz Silvana.
Isso significa que além de seguir as tendências de negócios digitais, é imperativo saber gerir e gerar oportunidades no meio virtual. A saída é ficar atento e revestir-se dos métodos do estrategista digital.