O Célia Helena Centro de Artes e Educação, uma das mais conceituadas escolas de teatro do país, dirigida por Lígia Cortez, acaba de celebrar 45 anos de atividades dedicadas às artes da cena, formando atores e atrizes de diversos cantos do país.
E, para celebrar este marco tão importante, a escola inaugurou o seu novo Teatro. Trata-se de um espaço multiuso, reservado para montagens de espetáculos de alunos e de grupos itinerantes.
As celebrações em virtude da abertura deste novo espaço cultural preveem ainda uma programação especial gratuita, apresentando durante todos os domingos do mês de abril diferentes montagens, que trazem em comum a trajetória de artistas que fizeram a história do Célia Helena Centro de Artes e Educação. Os ingressos devem ser retirados na bilheteria do teatro, com 1h de antecedência.
Caixa-preta – O novo Teatro do Célia – localizado na Avenida São Gabriel, 444, Itaim Bibi – traz as mesmas características arquitetônicas do antigo espaço ocupado pela escola no bairro da Liberdade, até o ano de 2015. Possui área total com cerca de 130 m², palco medindo 9 m x 5 m, além de camarim com vestiários masculino e feminino e plateia com capacidade para até 90 pessoas, dotada de praticáveis móveis.
Além do espaço de encenações, o novo teatro possui ainda uma sala de ensaios com cerca de 65 m², O projetado é assinado pela arquiteta Ana Luiza Sawaya e a estrutura cênica foi criada por Ulisses Cohn. Vale ressaltar ainda que o espaço é todo acessível.
Essas características do Teatro do Célia – fora dos padrões de palcos tradicionais – é conhecida no universo do teatro como “caixa-preta”, possibilitando aos encenadores liberdade criativa na concepção de seus espetáculos, contando ainda com arquibancadas móveis que podem posicionar o público de diferentes maneiras.
“O espaço novo era um sonho bem antigo e poder ver nossos atores ao vivo novamente é extremamente emocionante. Meu sonho agora é incorporar uma riqueza de culturas e vozes do Brasil nos palcos e fazer com que elas sejam vistas por cada vez mais pessoas”, afirma a diretora do Célia Helena Centro de Artes e Educação, Lígia Cortez.
CÉLIA HELENA CENTRO DE ARTES E EDUCAÇÃO
MARIA E OS INSETOS
Dia: 23 de abril, às 16h
Sinopse: Segundo espetáculo da trilogia “Mulheres e Ciência”. Dirigido por Thais Medeiros (uma das integrantes da companhia), o espetáculo conta a história de Maria Sybilla Merian, ilustradora e entomóloga alemã, que no início do século XVII decide explorar as enigmáticas florestas tropicais do Suriname. Lá ela encontra calor, umidade, plantas exóticas e… insetos! O que para alguns era motivo de repulsa, para ela era material de pesquisa. Seu olhar e paciência em acompanhar o processo de metamorfose das borboletas revolucionou a maneira como esses animais foram compreendidos. A vida de Maria nos fala sobre determinação, coragem e persistência.
FICHA TÉCNICA
Direção: Thaís Medeiros
Dramaturgia Original: Fernanda Castello Branco, Julia Ianina, Paula Weinfeld e Thaís Medeiros
Elenco: Fernanda Castello Branco, Julia Ianina e Paula Weinfeld
Direção de Arte: Mira Haar
Iluminação: Wagner Freire
Trilha Sonora Original: Arthur Decloedt
Preparação Corporal: Mauricio Flórez
Vídeo Metamorfose: Cia. Pavio de Abajour
Aderecista: Carlos Rebecca
Flipbook: Victor Merseguel
Design imagens Flipbook: André Catoto
Design reproduções: Lilian Citron
Reproduções estudos: Theo Haar de Souza
Sons da floresta: Luisa Puterman – Projeto Sonora – MIHNA (Museu Imaginário de História Natural da Amazônia)
Voz: Juliana Perdigão
Fotografia: Ligia Jardim
Apoio Institucional: Instituto Goethe
Produção Executiva: Cecília Magalhães
Idealização e Produção Geral: Companhia Delas de Teatro
TEATRO DO CÉLIA
Capacidade: 90 Lugares
Endereço: Avenida São Gabriel, 444, Jardins
Informações: www.celiahelena.com.br
Telefone: (11) 3884-8294