Sertanejo é a trilha sonora favorita para festas de 32% dos brasileiros. É o que diz o estudo A Festa Perfeita, realizado pelo Chopp Brahma Express e que entrevistou 400 pessoas nos 26 estados do Brasil. Em seguida estão rock, samba e pagode, preferências de 21%, 18% e 13% dos respondentes.
Um estudo recente conduzido pela Chopp Brahma Express mostrou que o sertanejo é o estilo musical mais requisitado nas confraternizações do país. Afinal, quem nunca se emocionou ouvindo um “modão” com os amigos, ou se animou ao som das mais famosas duplas de sertanejo universitário?
Associar músicas a festas não é algo recente. Essa prática já existia na Grécia Antiga e na Idade Média, quando comemorações populares e religiosas eram celebradas ao som das melodias das épocas. De lá para cá, já evoluímos o bastante para festejar ao som da famosa “sofrência”!
Sertanejo e mais
Outros gêneros musicais também possuem popularidade notória, segundo a pesquisa do Chopp Brahma Express.
Vale destacar que as estatísticas contemplam especialmente os brasileiros entre 35 e 44 anos que são consumidores assíduos de cervejas e chopps.
Aqueles que se destacam como favoritos dos brasileiros para festas são:
Pluralidade musical
Apesar dos resultados do estudo, também é válido mencionar a popularidade de outros gêneros que caíram no gosto dos brasileiros.
Bons exemplos disso são funk e rap. Segundo o Datafolha, ambos são os favoritos de 24% dos jovens entre 15 a 29 anos.
As preferências musicais também podem variar conforme o gênero: segundo o relatório Music Consumer Insights 2019 da Federação Internacional da Indústria Fonográfica (IFPI), o estilo musical favorito das mulheres é o pop, com 23%. Na sequência vêm o sertanejo (21%) e o funk (15%). Para os homens, os estilos favoritos são sertanejo (26%), rock (17%) e pop (15%).
Além disso, a região em que se mora pode ser determinante para seu gosto musical. O relatório Deezer Insights Brasil 2021 mostrou que, em todas as regiões do país, o sertanejo é o gênero mais popular. Ele chega a atingir, respectivamente, 44% e 43% dos ouvidos do Centro-Oeste e do Norte do país.
Apesar disso, 29% da população do Sudeste escuta funk, enquanto 19% do Nordeste gosta mesmo é do forró.
Isso significa que a diversidade do Brasil se reflete também na escolha de músicas nas caixas de som do país afora. Fatores como idade, região e até mesmo as bebidas favoritas impactam quando o assunto é o som ideal para festas.
Seja qual for a sua preferência, uma coisa é inegável: uma festa sempre pode ficar melhor com boa música.