Entre os principais fatores que influenciarão os viajantes brasileiros a se hospedar em acomodações diferentes do hotel tradicional, como casas e apartamentos, durante suas viagens em 2023, estão o preço (58%), a privacidade (53%) e a localização da estadia (46%), de acordo com uma pesquisa* recente da Booking.com. Nelson Benavides, Gerente Regional da plataforma no Brasil, destaca que “os brasileiros têm buscado, cada vez mais, novas experiências de viagem, que incluem a reserva de acomodações diferentes do hotel tradicional, e é muito bom ver esse movimento. Inclusive, o estudo mostra que um quarto (25%) dos turistas do país se hospedaram em apartamentos e apart-hotéis, em suas viagens no último ano, e 14% em casas de temporada. Assim, para quem busca esse modelo de estadia, é possível encontrar 30 tipos diferentes de lugares para ficar na Booking.com, incluindo não só casas e apartamentos, como bangalôs, barcos, iglus e até casas na árvore”.
Seguindo essa tendência, no primeiro trimestre de 2023, a Booking.com teve um aumento em todo o mundo de cerca de 45% em pernoites em acomodações que não são hotéis, comparado com o mesmo período do ano anterior, o que representa 33% do total de pernoites reservados na plataforma nos três primeiros meses do ano de 2023.
Pensando nisso, a Booking.com – que oferece mais de 28 milhões de anúncios, incluindo mais de 6,6 milhões deles em casas, apartamentos e outros locais exclusivos para hospedagem – reuniu opções de acomodações no Brasil ideais para quem quer ficar em um lugar diferente nas próximas férias.
Localizada em Búzios, no Rio de Janeiro, a Búzios House é uma casa de temporada completa, com piscina ao ar livre, estacionamento privativo e churrasqueira. A 200 metros da Praia de Manguinhos, a casa possui quatro quartos e acomoda até 12 pessoas. E para quem não quer ter nenhuma preocupação durante as férias, há vários serviços inclusos na estadia, como refeições preparadas por um chef profissional e limpeza diária. Ou seja, é possível levar a família toda, fazer um churrasquinho para aproveitar o domingo e evitar brigas sobre quem vai lavar a louça. E não só isso: a acomodação ainda implementou medidas para deixar a estadia mais sustentável e recebeu o selo Viagem Sustentável da Booking.com.
No destino baiano de Trancoso, a Vila Rudá Trancoso oferece várias opções de casas de temporada, que recebem entre quatro e dez hóspedes. As casas têm um charme rústico, com cozinhas totalmente equipadas, wi-fi gratuito e piscinas privativas. Para quem gosta de explorar o destino de férias de uma forma mais ecológica, o local oferece bicicletas gratuitas. Mas há também um serviço de aluguel de carros disponível, perfeito para conhecer outras praias da região. Para quem viaja com um grupo grande, a maior casa do local tem 185m², quatro quartos, varanda, banheira de hidromassagem, churrasqueira e até isolamento acústico.
Alfredo Wagner, Santa Catarina
Para aqueles que gostam de passar férias rodeados pela natureza e longe de grandes centros urbanos, o interior de Santa Catarina é uma boa pedida. Um exemplo é a cidade de Alfredo Wagner, local repleto de montanhas, cachoeiras e mirantes, ou seja, com boas oportunidades para o ecoturismo. O Refúgio da Montanha Brasil Loft & Panoramic View oferece lindas vistas do entorno. O viajante reserva um chalé inteiro com cozinha equipada e um quarto, que pode receber até cinco pessoas. Há ainda churrasqueira e estacionamento privativo.
Próxima à Chapada dos Veadeiros, Alto Paraíso de Goiás é ideal para quem quer curtir a natureza sem deixar o conforto de lado. Para quem visita e procura uma ótima opção de hospedagem alternativa, nas Casas Gengibre há casas de temporada para até quatro pessoas e lofts um pouco menores, para dois hóspedes. Dependendo da unidade escolhida, há sala de estar, varanda com rede, cozinha totalmente equipada e estacionamento coberto. Além disso, a propriedade recebeu o selo Viagem Sustentável da Booking.com e adota medidas para tornar a estadia mais ecológica.
Para quem visita o litoral do Piauí, Barra Grande é uma praia do município de Cajueiro da Praia, lugar tranquilo onde é possível assistir a um lindo pôr do sol e indicada para quem gosta de esportes aquáticos, como o kitesurf. É possível se hospedar em apartamentos com vista para o mar no Reserva Barra Grande SPE, que possuem varanda, área de estar e cozinha totalmente equipada. Há unidades com dois ou três quartos, que recebem entre quatro e oito pessoas.
*Pesquisa encomendada pela Booking.com e realizada de maneira independente com 42.513 entrevistados em 33 países e territórios, incluindo o Brasil. Para participar dessa pesquisa, as pessoas deveriam ter mais de 18 anos, terem viajado a trabalho ou lazer pelo menos uma vez nos últimos 12 meses e estarem planejando uma viagem em 2023. Além disso, deveriam ser responsáveis pela decisão ou estarem envolvidas no processo de tomada de decisão da viagem. A pesquisa foi feita on-line e ocorreu em janeiro e fevereiro de 2023.