Cozinhar pode parecer uma missão impossível para algumas pessoas. Lidar com facas, fogo e panelas quentes é algo perigoso, que exige alguma perícia para evitar acidentes. Mesmo para quem sabe o mínimo, como picar uma cebola, dourar o alho, fritar um bife ou usar uma panela de pressão, a cozinha pode ainda apresentar algumas dificuldades.
A Vitarella, marca líder no segmento de biscoitos e massas no Brasil, acredita que cozinhar é uma excelente forma de celebrar as diferenças. E, pensando em tornar a cozinha mais estimulante, trouxe algumas dicas que vão ajudar a construir relações melhores com o fogão.
Antes de mais nada, planejamento
A indecisão é algo que pode ser muito frustrante no momento de cozinhar. Por isso, planejar as refeições de um determinado período, como o almoço e o jantar de um mesmo dia, ou as marmitas de uma semana, com antecedência podem tornar esse trabalho mais simples.
O que pode ajudar nessa tarefa é, em primeiro lugar, definir qual vão ser os pratos, depois disso, vem a criação de uma lista de compras com os ingredientes necessários para prepará-los. Esses passos simples podem economizar muito tempo e evitar correria na hora de encontrar os insumos para as receitas.
Organização é fundamental
Cozinhar nada mais é do que processos que são realizados em sequência, e para que esses processos possam dar certo, é necessário organização. Em francês, isso é chamado de mise en place, um processo que consiste em separar os ingredientes e utensílios mais usados para que eles fiquem acessíveis.
Ter panelas, colheres de pau, facas, ingredientes e condimentos ao alcance das mãos torna os processos mais simples de serem executados, além de ajudar a manter a cozinha limpa e organizada. Isso evita o acúmulo de louças e reduz o tempo da lavagem, que certamente é o processo mais chato entre todos os que são necessários para a execução de um prato.
Comece pelo simples
Essa dica é especial para quem é mais novo na cozinha. Hoje, a internet tem uma infinidade de receitas, com os mais diferentes níveis de complexidade, ensinadas nos mínimos detalhes. Essa oferta de informações pode tornar até os cozinheiros mais leigos em pessoas convictas de que são chefs amadores.
Para essas pessoas, é importante saber que aprender a cozinhar deve seguir etapas, começando pelo simples, com receitas fáceis, de preferência, com poucos ingredientes, e processos simples. Isso vai ajudar a ganhar confiança e praticar técnicas básicas, como cortar legumes, verduras e temperos de maneira adequada, acertar o sal, e evitar erros comuns.
Controle as quantidades e aproveite as sobras
Algo que pode ser complexo para os cozinheiros amadores, principalmente os que passaram a usar o fogão por terem ido morar sozinhos, é controlar a quantidade de comida que está sendo preparada. Por isso, saber o quanto de alimentos preparar pode ajudar a sempre consumir alimentos mais frescos e saborosos, além de evitar o desperdício.
Mas se errar a mão, não há motivo para desespero, o excedente pode ser congelado e consumido durante a semana. Também é possível utilizar as sobras em novas receitas, que sejam criativas, como sopas com sobras de carne e legumes, por exemplo.
Divirta-se na cozinha
Seja por necessidade ou por dever profissional, o ato de cozinhar não precisa ser algo estressante ou incômodo. Experimentar novas receitas, novos sabores e encarar o processo de aprendizado com panelas, forno e fogão pode ser algo surpreendentemente prazeroso, relaxante e gratificante, além de uma ótima oportunidade de exercitar a criatividade.
Agora, coloque a mão na massa com as dicas acima e prepare o delicioso Ninho com queijos gratinado e a Torta com castanha.
Ninho com queijos gratinado
Ingredientes:
Modo de Preparo:
Torta com Castanha
Ingredientes:
Modo de preparo:
DICA: Coloque o creme de leite no congelador 15 minutos antes de usá-lo, dessa forma ficará mais fácil de separar o soro.