O mercado de tecnologia é um dos mais competitivos do mundo, e a alta rotatividade de profissionais é um desafio constante para as empresas. Para reduzir esse índice, é importante que as empresas adotem práticas que valorizem os colaboradores e atendam às suas expectativas.
Segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), o Brasil é o país com maior índice de turnover do mundo, registrando 56% de aumento, à frente de países europeus como França (51%) e Reino Unido (43%). Além disso, em levantamento realizado pela Robert Half, com base nos dados divulgados pelo CAGED, os números apontam que, como esperado, a área de tecnologia da informação segue sendo uma das mais afetadas.
Para Rafael Miranda, cofundador e CRO da Impulso, organização especializada no desenvolvimento de profissionais e entrega de times de tecnologia sob demanda, existe uma tarefa árdua de lidar com o desafio do turnover em empresas de tecnologia, principalmente pela alta oferta de novas posições no mercado. Pensando nisso, o executivo, que se dedica em relações interpessoais no trabalho a fim de alcançar a sinergia de organizações, listou dicas para as empresas que buscam minimizar essa questão. Confira abaixo:
Em processos de contratação, é comum a busca por habilidades técnicas, porém com processos claros e programas de aprendizagem, há a possibilidade clara de repassar esses conhecimentos aos candidatos. “Mas e o fit cultural? Como fica?”, questiona Miranda. “É importante alinhar com a gestão, tópicos como ‘Qual é o propósito da empresa e em quais princípios ela se baseia? Quais os valores ela quer levar para os clientes, colaboradores e mercado como um todo? Que tipo de comportamentos, habilidades e atitudes você espera das pessoas do seu time?'”.
A escuta ativa é fundamental para que as empresas compreendam quais são os pontos de melhorias, sejam em processos, na forma de gestão, ou até mesmo para oferecer um ombro para alguém que esteja precisando naquele momento. “É uma ação que pode ser tão simples quanto responder de maneira empática que ela está certa (ou errada também). Ou, pode ser tão difícil quanto inserir no roadmap de ações semestrais de sua diretoria, ou CEO, uma nova iniciativa para endereçar um ponto falado por ela”, explica Miranda.
É claro que o conhecimento técnico será sempre um importante critério de avaliação. Porém, ainda assim, vale a atenção a outros elementos como comunicação, autogestão, forma de pensar soluções, postura. “Com o volume de ofertas no mercado de tecnologia, por que não alinhar as expectativas e sonhos para os próximos meses e anos?”, finaliza Miranda.
O alinhamento da gestão com suas pessoas sobre motivações pessoais é fundamental para que a empresa esteja sempre respondendo de forma positiva, as expectativas de seus colaboradores e times. Esse é um fator essencial que impacta diretamente nas relações profissionais e, que tem como base, motivar e engajar cada vez mais pessoas, seja para colaboração de seu desenvolvimento profissional, quanto para os resultados expressivos que as empresas buscam alcançar. “Com o volume de ofertas no mercado de tecnologia, também se torna bem importante alinhar as expectativas e sonhos para os próximos meses e anos”, finaliza Miranda.