Na próxima terça-feira, dia 28 de novembro, acontece mais uma edição do Dia de Doar, data em que o país irá se mobilizar para promover ações solidárias em todos os estados brasileiros. A iniciativa estimula a generosidade por meio da conexão de pessoas com causas socioambientais e ocorre após a Black Friday e a Cyber Monday, como uma resposta ao consumo incentivado nestas datas.
A capital São Paulo (SP) terá diversas ações nesta data. Confira as principais atividades que serão realizadas para celebrar o Dia de Doar 2023:
Campanha Transforme 2023 – Insper
A Campanha Transforme faz parte dos projetos de arrecadação de recursos do Programa de Bolsas Insper, que já beneficiou mais de 700 alunos com algum tipo de bolsa. A campanha iniciou no dia 17 setembro e vai até o dia 28 de novembro. Durante este período, diversas ativações presenciais são realizadas, como a corrida solidária (Treinão Insper), além de ativações on-line. Durante a Semana Transforme, em novembro, os próprios alunos do Insper vão organizar ações de arrecadação de fundos para a campanha, como bazares, Food Park, apresentações, rifas e até palestras. A Loja Insper, criada com o mesmo objetivo de arrecadação de recursos para o Programa de Bolsas, estará com todos os produtos em promoção na RED WEEK. Todas acontecem no Campus do Insper – Rua Quatá, 300 – Vila Olimpia. Das 11h as 13h até o Dia de Doar. As doações podem acontecer por meio de compra de produtos ou diretamente no link: https://campaign.doare.org/campanha/239771/campanha-transforme-/insper-instituto-de-ensino-e-pesquisa
DoaPyau – campanha pessoal de Lais Bertoni de Freitas
O “Guardiões da Tekoa Pyau” é um grupo de 50 voluntários que nasceu em 2022 com o propósito de contribuir com os Guarani Mbya da Tekoa Pyau, uma aldeia indígena localizada em Jaraguá (SP). Por meio da escuta dos sonhos e desejos de cerca de 140 famílias (750 indígenas), o grupo atua em três frentes: bioconstrução, cooperativa de artesanato e pedagogia. Com os recursos adquiridos no Dia de Doar, pretende-se ampliar o alcance da cooperativa de artesanato, hoje formada por 15 artesãos da aldeia, com o apoio de 20 voluntários, e que no mês de dezembro vai iniciar a construção da Casa do Artesão, um sonho antigo da aldeia. Será desenvolvido uma sequência de ações que ocorrerão na semana do dia 28/11 de forma online, através do instagram do projeto @guardiõesdatekoapyau, do instagram da cooperativa de artesanato @artesaostekoapyau, e da mídia do Jaraguá @midiaguaranimbya. Onde compartilharemos um pouco do trabalho desenvolvido pelo projeto assim como, o início da campanha de arrecadação para a construção da Casa do Artesão na aldeia.
Jogo das 7 Causas – IHF (IHF – Instituto Helena Florisbal)
Despertar o interesse do público em geral, por meio de um jogo (quizz) disponibilizado em equipamentos digitais para as pessoas descobrirem qual é a causa social que melhor se adapta ao seu perfil. Isto é conseguido ao responder sete perguntas, que revelaram a causa social do jogador. No final, o jogo informa quais as instituições beneficentes que o IHF colabora e são relacionadas à causa resultante, e solicita doação para aquele grupo de instituições. Atualmente, o IHF colabora com 33 instituições beneficentes que atuam em vários segmentos do terceiro setor. Mais informações, em ihf.org.br/jogo-das-7-causas
Associação Santa Plural – Fundo de bolsas para o Colégio Santa Cruz
Com o objetivo de custear bolsas de estudo para alunos(as) negros(as) e indígenas no Colégio Santa Cruz, localizado na zona oeste do município de São Paulo (SP), a Associação capta recursos em rede (na comunidade escolar e fora). Parte do programa de educação antirracista, a Associação conta com doadores regulares e pontuais que viabilizam o custeio da mensalidade dos estudantes bolsistas que ingressam na Educação Infantil do Colégio. No dia de doar, a Associação busca dobrar o número de doadores recorrentes cadastrados em sua plataforma: de 250 para 500 pessoas, contribuindo assim com a perenidade do Programa. Para tanto, a Associação está contatando outros atores interessados em contribuir com a educação antirracista para captação de recursos e divulgação da causa. Desde pessoas físicas, cujos filhos estudam no Colégio, até empresas tributadas com base no lucro real estão sendo chamadas a contribuir.
Outras ações acontecem em todo o país
Até o momento, 90 cidades foram confirmadas para o Dia de Doar 2023 e três campanhas por coalizão, que, ao invés de encorajar a solidariedade em uma comunidade específica, promovem uma causa que tenha abrangência e impacto regional ou nacional, como crianças, meio ambiente, doenças raras, entre outras. “A expectativa do Dia de Doar é de ativar lideranças locais, mobilizando parceiros, vizinhos, amigos e famílias a praticarem a doação neste dia, utilizando diversos recursos diferentes para isso, como a mídia, atividades culturais, apoio público e disseminando a cultura de doação dentro das empresas. Esperamos pela grande festa da generosidade com entusiasmo”, afirma Carolina Farias, líder do Dia de Doar.
Edição de 2022 movimentou mais de R$ 4,5 milhões em doações
Na edição de 2022, o Dia de Doar movimentou mais de R$ 4,5 milhões em doações e mais de 28 milhões de pessoas foram alcançadas por mensagens sobre doação nas redes sociais. Outro destaque foi o crescimento de 140% nas campanhas comunitárias e o fato de 40 cidades participarem da iniciativa pela primeira vez. Entre elas estavam Salvador (BA), Anápolis (GO), Caxias (RS), Criciúma (RS), Corumbá (MS), Florianópolis (SC), Glória do Goitá (PE), Itu (SP), Londrina (PR), Maringá (PR), Natal (RN), bairro de Primavera (Caxias – RJ) e São Luís (MA).
O movimento também promoveu o engajamento de empresas. Pelo segundo ano consecutivo, o iFood participou da mobilização, encorajando doações pelo aplicativo na finalização do pedido. A companhia doou o mesmo valor de todas doações realizadas pelos usuários para ONGs da educação, chegando a R$ 88 mil somente no dia 29 de novembro. Já o Movimento Arredondar convocou as empresas parceiras para fazer um post solidário, convidando as pessoas a realizarem uma doação participando das parcerias recorrentes com marcas como Burger King®, Petz, GPA (Pão de Açúcar, Minuto, Mercado Extra, Mini Extra, Compre Bem), Quitanda, Extraplus Supermercados, St Marche, Empório Santa Maria, Serrano, Super Lagoa, Lag Atacadão, Popeyes, NK Store, Corello, Shoulder, Track&Field, Raus Café, Nunu Moves, Belshop, Amoreira, Ecoville, Tricard e Fasano.
O Smiles, programa de fidelidade gratuito da GOL, se comprometeu a doar 100 milhas a cada compartilhamento dos posts sobre o Dia de Doar nos perfis dos parceiros no Instagram. Houve cinco mil compartilhamentos e o Smiles dobrou o valor arrecadado. A quantia foi destinada para as ONGs que fazem parte do Milhas do Bem, projeto social do Smiles, totalizando 1 milhão de milhas doadas.
Como surgiu o Dia de Doar
O Dia de Doar faz parte de um movimento mundial chamado #GivingTuesday (terça-feira de doação). A iniciativa aconteceu pela primeira vez nos Estados Unidos, em 2012, e é realizada sempre na terça-feira após o Dia de Ação de Graças (Thanksgiving), uma resposta solidária à Black Friday e à Cyber Monday.
No Brasil, a primeira edição foi em 2013 e, no ano seguinte, o país entrou oficialmente no movimento global. Liderado pela Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR), o Dia de Doar faz parte do Movimento por uma Cultura de Doação e, neste ano, conta com apoio do Movimento Bem Maior e do Morro do Conselho Participações.
O Dia de Doar é uma iniciativa que visa estimular a doação de pessoas físicas, empresas e organizações, e tem um papel fundamental ao mostrar que todos podem participar, fortalecendo o hábito de doar como parte do cotidiano das pessoas. Já as organizações sem fins lucrativos podem realizar ações para receber doações, virtuais ou presenciais.
No site do Dia de Doar (www.diadedoar.org.br) estão disponíveis mais informações, dicas, materiais e manuais para quem quiser realizar sua própria ação de doação no dia 28 de novembro. Para assistir o vídeo da campanha do Dia de Doar, clique em https://www.youtube.com/watch?v=8Lkhydx1F00.