A APAE DE SÃO PAULO e a União Nacional dos Serviços de Referência em Triagem Neonatal (Unisert) comemoraram, em 6 de junho, o Dia Nacional do Teste do Pezinho. Para isso, lançaram a terceira edição da campanha Junho Lilás, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de se realizar a triagem neonatal após as primeiras 48 horas do nascimento e até o 5º dia de vida do bebê, além de enfatizar a necessidade de se ampliar o número de exames cobertos. O conceito da campanha foi desenvolvido, voluntariamente, pela Agência Plug.
Atualmente, o Sistema Único de Saúde (SUS) cobre a realização de exames para se detectar até seis doenças no Teste do Pezinho (fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme, fibrose cística, deficiência de biotinidase e hiperplasia adrenal congênita), mas o laboratório da APAE DE SÃO PAULO, referência em todo o País, oferece testes mais ampliados, em que é possível se detectar até 50 doenças graves, incluindo falhas imunológicas que podem levar a óbito caso não sejam tratadas precocemente.
“A APAE DE SÃO PAULO realizou, em 1976, o primeiro Teste do Pezinho da América Latina. Ao longo dos anos, nosso laboratório se tornou referência, mas hoje há novos exames e é importante que cada vez mais crianças tenham acesso ao diagnóstico precoce de doenças graves para que possam receber os tratamentos adequados e ter mais qualidade de vida”, explica Aracélia Costa, superintendente-geral da Organização.
Desde 1992, o Teste do Pezinho é obrigatório em todo o território nacional e hoje está previsto no Programa Nacional de Triagem Neonatal, adotado pelo Ministério da Saúde em 2011. “A APAE DE SÃO PAULO atua para prevenir e promover a saúde das pessoas. Investimos em pesquisas e tecnologias, o que nos possibilita atender pessoas de todo o País. Somente no ano passado, nosso laboratório realizou mais de 2,6 milhões de exames do Teste do Pezinho, mas é possível aumentar esses números com a ampliação da cobertura”, comenta Aracélia.