Com o período de férias, a vontade de colocar o pé na estrada e curtir o descanso é alto. Mas antes de arrumar as malas, que tal conferir se está tudo certo com o seu carro? Existem atitudes que diminuem – e muito – o risco de acidentes nas rodovias e, por esse motivo, a LeasePlan | ALD Automotive, líder global em mobilidade sustentável que oferece serviços de locação, terceirização e gerenciamento de frotas, separou algumas dicas. Confira:
O primeiro passo é conferir alguns itens mecânicos no carro, como o óleo, água, calibragem de pneus, freios, limpadores de para-brisa e os faróis. Não deixe também de conferir a previsão do tempo, pois a chuva, granizo, neblina e outras mudanças climáticas podem mudar totalmente a condução do motorista.
Falando de planejamento, tente escolher melhor o horário de partida. Afinal, férias de verão é sinônimo de estrada cheia. Ao sair mais cedo, você consegue evitar as imensas filas que permanecem durante horas entre os pedágios instalados nas rodovias do país.
E não é apenas o veículo que precisa estar preparado para seguir viagem: o motorista precisa estar bem antes de segurar o volante. Então, que tal descansar no dia anterior? Parece algo leviano, mas a concentração é fundamental para a atenção plena do motorista. Segundo a Academia Brasileira de Neurologia (ABN), o sono pode ser considerado tão perigoso quanto o álcool durante a condução do veículo. Conforme um levantamento feito pela ABN, que entrevistou 495 motoristas, 75% afirmaram que dormem menos do que acham necessário. A entidade calcula que 20% dos acidentes de trânsito registrados no Brasil tenham sido causados por conta do sono e cansaço. Quando o motorista cochila no volante, ele tende a manter o pé no acelerador, deixando a velocidade em um nível estável ou acelerada, podendo até mesmo aumentar a gravidade das colisões. Além do sono e do álcool, o uso de medicamentos também pode provocar um acidente fatal.
Por isso, quanto mais atenção na direção, melhor.