O Rio Grande do Sul é um dos estados brasileiros com mais relatos compartilhados pelos usuários do APP EU VIVI até o momento. Ao todo são 30 experiências registradas, sendo 16 boas práticas, 12 riscos a evitar e 2 informações de que ocorreu ao menos um acidente no local. A expectativa é que os usuários (moradores, visitantes da região e profissionais do turismo) contribuam para que o APP EU VIVI alcance o número de ao menos cinco registros em cada uma destas sete cidades com grande potencial turístico no estado até o final do verão: Porto Alegre, Gramado, Canela, Bento Gonçalves, Torres, Caxias do Sul e Pelotas.
O APP EU VIVI é uma ferramenta gratuita de mapeamento colaborativo da segurança em atividades turísticas no Brasil. Com o APP EU VIVI, as pessoas podem consultar experiências compartilhadas por outros visitantes para planejar uma viagem mais confortável e segura. O aplicativo fornece informações sobre a qualidade e segurança de pontos turísticos como praias, parques aquáticos, trilhas, etc. O enriquecimento das informações depende da contribuição dos turistas, profissionais de turismo e moradores que conhecem bem a região. Portanto, para que a busca fique cada vez mais completa e detalhada, é necessário o engajamento de todos.
“Eu conheci o APP EU VIVI por meio de um amigo que é consultor de gestão da segurança no turismo aqui no Sul. De imediato achei a proposta muito bacana e útil, mas não tive certeza de como eu poderia contribuir, já que faz algum tempo que não viajo. Então, depois de navegar pelo mapa, eu percebi que eu não precisava ir longe para contribuir, que eu podia compartilhar dicas aqui da minha região. Por exemplo, como eu moro em Caxias do Sul, posso contribuir destacando as boas práticas de um lugar que eu gosto bastante de ir, que é o Jardim Botânico, e foi o que eu fiz. E indico para todos fazerem também. Se cada um adicionar o que sabe da sua cidade, o aplicativo já terá muitas mais informações relevantes”, relata a fotógrafa e usuária do APP EU VIVI, Aline Tonioli.
E para a profissional de marketing e usuária do APP EU VIVI, Deise Antunes, a consulta proporciona mais segurança para planejar as viagens. “Eu sou mãe e planejar as viagens, mesmo que pequenas, de um dia, exigem bastante. E ainda mais com crianças, sempre precisamos saber o que esperar da infraestrutura do local. Então, surgem várias dúvidas: será que costuma esfriar? Será que os toboáguas são seguros? O lugar é de fácil acesso ou o trajeto exige atenção? As trilhas são tranquilas, sinalizadas e sem perigo? Bem, aquelas dúvidas que trocamos entre amigos, sabe? Por isso, eu me conectei muito com a proposta do APP EU VIVI, pois nele encontramos dicas de muitos viajantes e podemos compartilhar as nossas também”, conta.
Já em todo o Brasil foram mapeadas 74 situações de risco no APP EU VIVI. Além de 70 acidentes, sendo 31 fatais e 65 boas práticas. Segundo dados coletados no Relatório Brasileiro de Acidentes de Turismo (RBAT), de 2002 a 2020, 93% dos locais que foram palco de acidentes não possuíam sinalização sobre os riscos. E 77% dos acidentes seriam evitados com o uso correto de equipamento de proteção, como capacetes e coletes salva-vidas. O que retrata ainda mais a importância do esforço coletivo para o mapeamento destas situações.
Para utilizar o aplicativo Eu VIVI na hora de planejar as férias e compartilhar a experiência de viagem, basta procurar pelo nome “EU VIVI” na App Store ou Google Play, baixar e fazer o cadastro. Ao acessá-lo o usuário terá acesso ao mapa nacional e também poderá buscar pelo local de interesse. Todas as informações adicionadas são validadas pela equipe de especialistas da ONG Férias Vivas.
Sobre o Aplicativo EU VIVI
O aplicativo EU VIVI é uma ferramenta gratuita e colaborativa de mapeamento da segurança em atividades turísticas no Brasil idealizada pela Associação Férias Vivas. O seu objetivo é acompanhar turistas e profissionais de turismo na prevenção de acidentes, dando voz aos viajantes que compartilham alertas e boas práticas.
A ferramenta está disponível para download na App Store e Google Play. Os interessados em contribuir com o projeto, pode acessar o site www.feriasvivas.org.br/aplicativoeuvivi/.