A MADE – Mercado, Arte, Design, principal evento dedicado ao design autoral nacional celebra sua 12ª edição na Mercado Livre Arena Pacaembu, entre os dias 26 e 30 de junho. Serão 74 estúdios e designers vindo de diferentes regiões do Brasil para mostrar peças de mobiliário e luminárias inéditas e, na maioria das vezes peças únicas e sem reposição.
Uma das novidades para 2024 é o Prêmio Mitsubishi Motors de Design – MADE 2024, dividido em seis categorias e abraça todos os expositores presentes nesta edição.
Uma delas é o Prêmio Revelação, que contempla jovens talentos que estão participando da feira pela primeira vez, de Objetos & Complementos, como o nome já diz, de Mobiliário, que inclui móveis de todas as tipologias participantes, ou a de Inovação, dedicada aos novos materiais, formatos, ideias ou tecnologias aplicadas, e ainda o Prêmio Pratas da Casa, onde concorrem estúdios e designers com pelo menos três participações na feira. A sexta categoria, de nome Estande, é dedicada ao espaço mais bem-apresentado.
Entre os jurados estão os membros do conselho da MADE, composto por figuras destacadas nos campos do design, arte contemporânea e arquitetura, formado por Cláudia Moreira Salles, Marcio Kogan, Pascale Mussard, Mauricio Eugenio e Corinna Sagesser, além de Marcia Neri, Diretora de Marketing da Mitsubishi Motors, e Flavio Waiteman CEO da agência Tech and Soul.
Juntos irão eleger os seis estúdios e designers que receberão um troféu produzido pelo atelier Bruno Simões. “As categorias foram pensadas para que todos pudessem participar, independentemente se forem talentos emergentes ou criativos já consolidados”, explica Waldick Jatobá, fundador e sócio da MADE, ao lado de Bruno Simões e Elcio Gozzo.
A cada edição um tema diferente é escolhido para conduzir a curadoria, e, para 2024, o “Design em Movimento” foi selecionado partindo da premissa de que o movimento parte de um princípio fundamental de criação, cujo papel é sugerir dinamismo, dar ritmo e harmonia a uma composição.
Este particular arranjo de linhas, formas, texturas e cores é ainda capaz de direcionar olhares pela obra e transmitir mensagens de conforto, eficiência e rigor técnico, entre outras distintas emoções, no caso específico do universo semântico do design. Outra sugestão ainda dentro deste tema é também algo mais íntimo, o de “fazer acontecer”, um desafio constante do instante da inspiração até o produto final.
A MADE – Mercado, Arte, Design acontece entre os dias 26 e 30 de junho na nova Mercado Livre Arena Pacaembu, junto a feira ArPa, dedicada a arte contemporânea. Para mais informações e compra de ingressos: https://www.mercadodeartedesign.com/