São Paulo vai receber a Settimana della Pizza entre os dias 8 e 14 de julho. Sua proposta é celebrar o Dia da Pizza (10 de julho) com uma programação semanal de receitas exclusivas desse ícone da cozinha italiana e um dos pratos mais queridos dos paulistas.
O evento é um desdobramento de três edições da Giornata della Pizza, promovida pela Câmara de Comércio Italiana de São Paulo (ITALCAM) entre 2021 e 2023. Neste ano, ele volta ampliado, com a realização dirigida pelo Consulado Geral da Itália em São Paulo e como uma etapa prévia da 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana – confirmada para o final de outubro. A própria ITALCAM, a Accademia Italiana della Cucina, o Istituto Italiano di Cultura de São Paulo completam o time de realizadores, que ainda conta com o apoio do ENIT (Agência Nacional Italiana de Turismo).
Durante a Settimana della Pizza, 20 tipos de cobertura vão representar vinte regiões da Itália, trazendo ao menos um ingrediente típico de cada um desses territórios em 18 endereços de São Paulo e em dois fora da capital (Indaiatuba e Sorocaba). Para fechar o grupo de participantes, a pizzaria Castelões, a mais antiga em funcionamento do país, representará o estilo paulistano de pizza – exatamente no ano que comemora seu centenário de inauguração (veja a lista com todas as pizzarias ao final). Em comum, todas as pizzas elaboradas para o evento serão feitas com farinha e tomates pelados 100% italianos.
Para o público aproveitar o evento, basta visitar uma pizzaria ou restaurante participante entre 8 e 14 de julho (reservas prévias são recomendadas). Além da pizza ligada a uma das regiões italianas e à capital paulista, a “regionale”, cada endereço vai trazer no menu a pizza “tradizionale”, representada pela mais famosa cobertura italiana: a margherita. Em todas as casas da Settimana, os tons que acompanham as cores da bandeira italiana serão sempre formados pelos ingredientes oficiais da receita napolitana: manjericão, mozzarella de búfala ou fiordilatte e molho de tomate pelado italiano.
Na lista do tipo “regionale” há coberturas como a da Toscana (Temperani Cucina), uma pizza bianca que mescla fiordilatte, funghi, cavolo nero, ricotta e tartufo (mussarela fresca de leite bovino, cogumelos, couve toscana, creme de ricota e trufa); a da Emilia-Romagna (Bráz Pizzaria), outra bianca que traz mortadella Bologna, pistacchio, fiordilatte, stracciatella, basilico e scorza di limone (mortadela, pistache, mussarela fresca de leite bovino, mussarela fresca de leite bovino desfiada com creme de leite, manjericão e raspas de limão); e a da Calabria (Rural Pizzeria Napoletana), composta de n’duja, peperone giallo affumicato, pecorino e parmigiano (salame cremoso picante, pimentão amarelo defumado e queijos pecorino e parmesão). A lista das 21 receitas desenvolvidas para o evento, e os seus respectivos endereços e preços, pode ser consultada no site da Settimana della Pizza (www.settimanadellapizza.com).
Um evento aberto ao público, com stands de vários endereços participantes e atividades culturais, ainda deve marcar os dois últimos dias da Settimana (13 e 14). Trata-se do “Pizza é Cultura”. A venda de pizzas, com a mesma proposta multirregional italiana, está programada para o espaço do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, das 11h às 18h, na Av. Higienópolis, 436 – Higienópolis.
“O termo e a receita que se tornaram populares no mundo inteiro vieram de Nápoles, capital da Campania, mas a pizza ganhou versões diferentes e consegue acomodar sabores marcantes de todas as regiões da Itália e do Brasil”, afirma Gerardo Landulfo, delegado da Accademia Italiana della Cucina e curador do evento. Para ele, a pizza tem um significado especial: “É um prato que reforça os laços culturais e afetivos que unem italianos e brasileiros.”
O Cônsul Geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, acredita que a pizza é um dos mais importantes símbolos da cozinha italiana. “No ano em que se comemora os 150 anos da imigração italiana no Brasil, celebraremos essa receita em São Paulo, a cidade mais italiana fora da Itália. Buon appetito a tutti.”
A PIZZA NA ITÁLIA
A pizza, um dos pratos mais emblemáticos da Itália, tem suas raízes na Nápoles do século 18, quando a combinação de massa, tomate e queijo se popularizou entre os trabalhadores da capital da Campania. Desde então, a pizza se consolidou como um ícone da gastronomia italiana e mundial. Na Itália, a pizza não é apenas um alimento, mas um símbolo de identidade cultural e um ritual social – no almoço e no jantar. Atualmente, os italianos consomem cerca de 8 milhões de pizzas diariamente, com a Campania sendo a maior referência neste prato. Em Milão, Roma e outras grandes cidades, as pizzarias e restaurantes especializados refletem a paixão nacional por essa versátil e acessível receita. A diversidade regional também se manifesta na variedade de coberturas e estilos, como a pizza bianca (sem molho de tomate), a frita, a portafoglio (servida embrulhada em papel), a farcita (recheada), a al taglio (em pedaços quadrados) e a pinsa (com 3 tipos de farinha e massa leve) – essas duas últimas típicas de Roma.
A FORÇA DA PIZZA NO BRASIL
A história da pizza no Brasil começou com a chegada dos imigrantes italianos no final do século 19, que trouxeram suas tradições culinárias e abriram as primeiras pizzarias em São Paulo – antes mesmo da receita chegar aos menus do Norte da Itália. Desde então, a pizza conquistou o paladar brasileiro e se tornou uma presença constante nas mesas de todo o país. Em São Paulo, considerada a capital nacional da pizza, estima-se que sejam consumidas mais de 1 milhão de pizzas por dia. Hoje, a pizza é um símbolo de convivência e celebração, adaptada aos sabores locais, mas sempre com um toque da autêntica tradição italiana.
SOBRE A SETTIMANA DELLA CUCINA REGIONALE ITALIANA
Em 2024, a 13ª Settimana della Cucina Regionale Italiana será realizada num momento muito especial para brasileiros e italianos: o dos 150 anos do início da Grande Imigração Italiana para o Brasil, pontuado pelo desembarque do primeiro navio com imigrantes (trentinos e vênetos) no porto de Vitória-ES, em 1874. Para marcar as comemorações desta temporada simbólica, o Consulado Geral da Itália está capitaneando eventos de promoção enogastronômica que vão, de certa forma, abrir caminho para a 13ª edição da tradicional Settimana della Cucina Regionale, já marcada para o período de 21 a 27 de outubro. O primeiro deles foi a inédita Settimana del Vino Italiano, entre 20 e 26 de maio. Agora, com participação também de 20 restaurantes, ocorre a Settimana della Pizza.
A Settimana della Cucina Regionale Italiana nasceu em 2012, graças ao trabalho do Istituto Italiano di Cultura de São Paulo e a participação de 12 restaurantes que representaram 12 regiões italianas. O sucesso foi o fermento para que, no ano seguinte, as vinte regiões fossem representadas em duas dezenas de restaurantes paulistanos, com a presença de cinco chefs vindos da Itália. Em 2014, o número de profissionais italianos convidados dobrou e, um ano depois, a Settimana ganhou o corpo almejado, com a participação de 20 chefs italianos, oriundos das 20 regiões da Itália.
Desde então, o evento acontece anualmente, com a organização do Consulado Geral da Itália em São Paulo e o envolvimento de todo o sistema das instituições italianas presentes na cidade (Istituto Italiano di Cultura de São Paulo, Agência do Comércio Exterior, Agência Nacional do Turismo, Câmara Italiana de Comércio de São Paulo – ITALCAM). Domenico Fornara, Cônsul Geral da Itália em São Paulo, lembra com orgulho que a Settimana della Cucina Italiana nel Mondo, realizada globalmente por órgãos do governo italiano a partir de 2016, foi inspirada na Settimana criada em São Paulo.
SERVIÇO
4ª SETTIMANA DELLA PIZZA – 08 a 14 de julho
Para mais informações sobre o evento consulte www.settimanadellapizza.com
NOTÍCIAS SOBRE A SETTIMANA DELLA PIZZA NAS REDES SOCIAIS
@settimanacucinaregionaleitaliana
REDES SOCIAIS DO CONSULADO GERAL DA ITÁLIA EM SÃO PAULO
@consolatosanpaolo @ItalyinSaoPaulo
LISTA DAS REGIÕES E DAS SUAS RESPECTIVAS PIZZARIAS
ABRUZZO: Qui o Qua
BASILICATA: Foglia Forneria
CALABRIA: Rural Pizzeria Napoletana
CAMPANIA: Soffio Pizzeria
EMILIA-ROMAGNA: Bráz Pizzaria
FRIULI-VENEZIA GIULIA: Veridiana Pizzaria
LAZIO: A Pizza da Mooca
LIGURIA: Napoli Centrale
LOMBARDIA: Maremonti (unidade Campo Belo)
MARCHE: Sabella Antica Rosticceria
MOLISE: Farmo Forneria Boutique
PIEMONTE: .it Pizza
PUGLIA: GattoFiga Pizza Bar
SARDEGNA: Ombra
SICILIA: Galpão da Pizza
TOSCANA: Temperani Cucina
TRENTINO-ALTO ADIGE: La Braciera
UMBRIA: Diavola Pizzeria Italiana
VALLE D’AOSTA: Villa Napoli
VENETO: Brace di Napoli
Representando o estilo paulistano de pizza: Castelões