Após uma temporada atípica, com o outono mais quente do Brasil, parece que os dias frios realmente chegaram. Neste momento de introspecção é normal que as pessoas queiram curtir mais o interior de suas casas, optando, assim, por itens que tragam uma sensação de acolhimento. Pensando nisso, entrevistamos a especialista Priscila Comodaro, arquiteta do Pro Lar, programa de relacionamento com arquitetos do Lar Center, que contribuiu com dicas valiosas para transformar a casa em um espaço mais confortável durante o período.
Segundo ela, desde a pandemia, a tendência da utilização de materiais sustentáveis tem influenciado profundamente o design de interiores, com a ideia de trazer um espaço de conforto e calma, sem que para isso seja preciso sair de casa. “Para imprimir essa sensação em nossos lares, é possível investir em materiais orgânicos como madeira proveniente de fontes responsáveis, bambu, linho e algodão orgânico”.
Ainda falando sobre a tendência ecológica e natural, a presença de plantas no design de interiores durante os meses mais frios ajuda a decorar e também proporciona uma sensação de conexão com o exterior, trazendo vida e acolhimento para dentro de casa. Além disso, a iluminação desempenha um papel fundamental na criação de ambientes aconchegantes, com uma preferência por tons mais quentes e luzes indiretas.
No que diz respeito a cores, tons terrosos, verdes suaves e azuis claros, ganham o destaque na temporada outono/inverno 2024, porque equilibram a rotina diária e trazem tranquilidade para o lar. “Quando a gente pensa em trazer esses elementos para os ambientes é possível radicalizar e pintar paredes, mas também vale investir em detalhes que fazem toda diferença como almofadas, mantinhas, tapetes felpudos e outras decorações”, conta Priscila.
A integração de tecnologia inteligente no design de interiores também está em ascensão, visando maximizar o conforto e a eficiência energética durante os meses mais frios. Sistemas de automação residencial, como termostatos inteligentes e isolamento térmico avançado, são apenas algumas das maneiras pelas quais a tecnologia está sendo incorporada para criar espaços mais confortáveis.
Por fim, as influências culturais e étnicas estão moldando as escolhas de decoração, com uma valorização crescente de elementos artesanais locais. “A incorporação de arte e artesanato local na decoração de interiores durante esta temporada mais fria adiciona autenticidade e beleza aos espaços, ao mesmo tempo em que apoia a comunidade criativa e preserva as tradições culturais da região”, finaliza a arquiteta.