O mês de julho chegou e, com ele, a busca constante de opções para divertir a garotada. Pensando neste momento de férias escolares, o Shopping Parque da Cidade, localizado na Zona Sul da capital paulista e reconhecido por promover experiências únicas aos seus visitantes, mais uma vez, oferece sessões gratuitas de teatro infantil destinadas a todas as idades.
A programação deste ano traz apresentações nos próximos dois finais de semana de julho (dias 13 e 14; 20 e 21) com A Lenda de Oz, O Pequeno Príncipe, A Bela e a Fera e Enrolados, sempre com duas sessões para cada peça: às 15h e às 18h. A exibições ocorrem no Piso Térreo do equipamento.
A Lenda de Oz será o primeiro espetáculo a ser apresentado no shopping no sábado, 13 de julho. Este reinventa a história e traz à pauta os conflitos das personagens para a atualidade, propondo um momento lúdico junto ao público, mas com profundas reflexões. O Espantalho, por exemplo, sofre preconceito linguístico por ter um jeito próprio de falar, que vem da pequena cidade onde nasceu. Com isso, ele acredita ser pouco inteligente e sonha em ganhar um cérebro do Mágico de Oz. O Homem de Lata, por sua vez, precisa ser durão e não chorar – para não enferrujar. Ele carrega o medo de derramar qualquer lágrima desde quando era uma pequena latinha, pois aprendeu com o pai (o Sr. Latão) que “homem não chora”, passando a acreditar não ter sentimentos e sonhar com um coração. Já o Leão medroso, vive escondido na mata, pois sofreu muito preconceito por ser diferente do convencional rei das selvas, já que seu rugido é agudo. Vive com medo e sonha ter coragem. Dorothy aprende com esta aventura que tanto ela, quanto seus amigos, têm tudo aquilo que pensavam não ter e que podem viver em paz desde que exista respeito ao outro. Mas, mais do que isso, ela entende que é importante apreciar a beleza da diversidade, seja ela cultural, afetiva, entre outras, pois isso faz com que todos sejam especiais.
No domingo, 14, será a vez de O Pequeno Príncipe. A apresentação traz uma adaptação do clássico de Saint Exupery, em que o Pequeno Príncipe – após alguns desentendimentos com sua Rosa para a qual dedica todo seu tempo no asteroide B612 – decide sair pelo universo pegando carona com uma revoada de pássaros selvagens para viver uma aventura de autodescobrimento. Ele visita diversos planetas, conhece outras personalidades, como o Rei mandão, o Vaidoso (representando uma blogueira) e o Bêbado. Estas trocas trazem reflexões sobre o comportamento humano, a falta de empatia e a percepção do outro. Na Terra, ele fica amigo do Aviador, o qual tem um reencontro consigo mesmo graças ao Pequeno Príncipe. Depois de tanto viajar pelo universo e conhecer a Raposa, que o ensina o que é cativar, ele opta por voltar à sua Rosa. Cada espectador terá sua própria leitura da narrativa, de acordo com sua fase de vida.
O clássico A Bela e a Fera, de Jeanne-Marie LePrince, será apresentado no dia 20 de julho em duas sessões, às 15h e às 18h, de graça, no Piso Térreo
No dia 20 (sábado) terá a apresentação de A Bela e a Fera, o clássico conto de fadas francês, de Gabrielle-Suzanne Barbot e publicado pela primeira vez em 1740, que sofreu alterações por Jeanne-Marie LePrince. Com leveza, o enredo conta a história de uma jovem, bonita e gentil, que vive com uma criatura monstruosa em seu castelo. Contra todas as probabilidades, os dois acabam se apaixonando.
Para fechar esta temporada de teatro infantil, dia 21 (domingo) é a vez de Enrolados. Na história, a velha bruxa Gothel é a única a ver uma gota de pura luz do sol atingir o solo, criando uma flor mágica, com capacidade de curar os doentes e os feridos. No entanto, ela utiliza da mesma para se manter jovem cantando à flor. Centenas de anos depois, a rainha de um reino próximo adoece enquanto grávida. Os seus guardas, buscando pela cura, se deparam com a flor misteriosa. Uma poção é feita e a rainha curada, dando à luz à Rapunzel. Gothel, no entanto, descobre que o cabelo dourado da menina mantém o DNA mágico da flor, desde que este não seja cortado. Sem titubear, ela sequestra a criança e a isola em uma torre, criando-a como uma filha. A família verdadeira da Rapunzel, todos os anos, envia milhares de lanternas voadoras ao céu, na esperança de que um dia a princesa retorne.
Serviço:
Teatro Infantil – Shopping Parque da Cidade
Quando: 13/07 (A Lenda de Oz); 14/07 (O Pequeno Príncipe); 20/07 – A Bela e a Fera e 21/07 – Enrolados
Horário: às 15h e às 18h
Onde: Piso Térreo – Shopping Parque da Cidade, que fica à Av. das Nações Unidas, 14401 – Chácara Santo Antônio (Zona Sul), São Paulo | SP
Entrada Gratuita | Classificação Livre