A partir desta segunda-feira, dia 22, o HUB da Cidadania, uma iniciativa da ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais, em parceria com o Instituto HEINEKEN, dará início a uma série de visitas guiadas na Pinacoteca de São Paulo, organizadas para integrar pessoas em situação de vulnerabilidade ao vasto patrimônio cultural da cidade. Esta ação faz parte do programa de inclusão sociocultural do Núcleo de Ação Educativa da Pinacoteca e visa proporcionar uma experiência enriquecedora para catadores autônomos, entre outros grupos.
Ao longo dos meses de julho a outubro, os grupos serão organizados pela equipe do HUB da Cidadania, que se encarregará de levar os participantes para uma atividade cultural única e divertida na Pinacoteca, um dos mais importantes cartões postais de São Paulo. Esta iniciativa reforça o compromisso com a promoção da inclusão e do acesso à cultura para todos.
“Estamos entusiasmados com esta parceria e com a oportunidade de proporcionar uma experiência transformadora e que promova a visibilidade da nossa categoria profissional. Além de melhores condições de trabalho e renda, acredito que a arte e a cultura são ferramentas poderosas para a inclusão social e para o fortalecimento dos catadores e catadoras”, afirma o catador e presidente da ANCAT, Roberto Rocha.
A Pinacoteca de São Paulo, conhecida por seu acervo diversificado e programas educativos inovadores, se orgulha de participar desta iniciativa, reafirmando seu papel como um espaço aberto e acessível a toda a população.
“A Pinacoteca de São Paulo, conhecida por seu acervo diversificado e programas educativos inovadores, se orgulha de participar desta iniciativa, reafirmando seu papel como um espaço aberto e acessível a toda a população. A parceria com o HUB da Cidadania se dá por meio de visitas educativas continuadas ao museu, nas quais temáticas de interesse das pessoas catadoras de materiais recicláveis são abordadas e ressignificadas por meio das obras de arte”, conta Gabriela Aidar, coordenadora do Programa Educativo do museu.
“A cultura é de extrema importância para o desenvolvimento humano e, por isso, garantir o acesso à arte para todas as pessoas, principalmente, para as que estão em situação de vulnerabilidade é fundamental. Estamos muito contentes em termos parceiros que também compartilham dessa premissa e, também, de ter a oportunidade de apoiar uma iniciativa como essa que trata com respeito e cuidado os catadores – agentes fundamentais na cadeia de valor do Grupo HEINEKEN e um dos principais públicos do Instituto”, diz Vânia Guil, gerente executiva do Instituto HEINEKEN.
Para mais informações sobre esta ação e outras atividades promovidas pelo HUB da Cidadania, acompanhe nossas redes sociais e fique por dentro das novidades.
Sobre o HUB da Cidadania
Lançado no final de julho de 2023, em São Paulo, o HUB da Cidadania foi concebido pela ANCAT – Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis, em parceria com o Instituto HEINEKEN, com o objetivo de contribuir com melhores perspectivas e qualidade de vida para catadoras e catadores autônomos, reduzindo a situação de vulnerabilidade social por meio de atendimento com profissionais e orientadores de políticas públicas.
Até o presente momento, o projeto realizou mais de mil e duzentos cadastros de homens e mulheres que trabalham diretamente com a reciclagem nas ruas de São Paulo.
Quanto ao perfil dos catadores atendidos no primeiro ano na capital paulista: 83% são homens, 80% se declaram pardos e pretos, 46% vivem, em situação de rua, 86% trabalham individualmente, 39% utilizam carroça e 90% vendem material para ferro velho.
Sobre a ANCAT
Uma associação civil sem fins lucrativos formada por catadores e para os catadores de materiais recicláveis. Há 24 anos, atua pelo avanço na profissionalização da categoria organizada em cooperativas e associações, além de contribuir para o trabalho de catadores que atuam nas ruas, aterros sanitários e em lixões no Brasil.
Protagonista na criação de conexões entre o setor público, grandes empresas e cooperativas, a ANCAT tem promovido a economia circular inclusiva em todo o país, fortalecendo e ampliando a prestação de serviços dos catadores (as). E para isso, estabeleceu uma sólida área de projetos que atua sobre temas como: recuperação de embalagens, qualificação produtiva, gerenciamento de logística reversa, tecnologia, além de geração e organização de dados referentes ao setor.
Sobre o Instituto HEINEKEN
Para atender a esta população, além de jovens e vendedores ambulantes em situação de vulnerabilidade, o Grupo HEINEKEN, segunda maior cervejaria do país, criou em 2022 o Instituto HEINEKEN, primeiro do Grupo no mundo, que visa fomentar a transformação da sociedade por meio do equilíbrio e visa atuar no desenvolvimento de habilidades socioemocionais, empreendedoras, capacitação, geração de emprego e renda e promoção do consumo responsável de álcool, contribuindo assim para uma melhor perspectiva de futuro para estes públicos.
Sobre o Grupo HEINEKEN
O Grupo HEINEKEN chegou ao Brasil em maio de 2010, após a aquisição da divisão de cerveja do Grupo FEMSA e, em 2017, adquiriu a Brasil Kirin Holding S.A (“Brasil Kirin”), tornando-se o segundo player no mercado brasileiro de cervejas. O Grupo gera mais de 13 mil empregos e tem 14 unidades produtivas no país, sendo 12 cervejarias, duas microcervejarias e também já iniciou a obra da sua 15ª cervejaria em Passos (MG). No Brasil, o portfólio de bebidas do Grupo HEINEKEN é composto por Heineken®, Eisenbahn, Eisenbahn Unfiltered, Sol, Baden Baden, Blue Moon, Lagunitas, Amstel, AmstelUltra, Devassa, Devassa Tropicaê, Tiger, Bavaria, Glacial, Kaiser, No Grau, Schin e Amstel Vibes. O portfólio de não alcoólicos inclui Heineken® 0.0, CLASH’D, FYS, Itubaína, Viva Schin, Skinka e Água Schin. Com sede em São Paulo, a companhia é uma subsidiária da HEINEKEN NV, maior cervejaria da Europa.
Para obter mais informações, acesse www.heinekenbrasil.com.br e siga-nos no Instagram e LinkedIn.
Sobre a Pinacoteca
A Pinacoteca de São Paulo é um museu de artes visuais com ênfase na produção brasileira do século XIX até a contemporaneidade e em diálogo com as culturas do mundo. Museu de arte mais antigo da cidade, fundado em 1905 pelo Governo do Estado de São Paulo, vem realizando mostras de sua renomada coleção de arte brasileira e exposições temporárias de artistas nacionais e internacionais. A Pina também elabora e apresenta projetos públicos multidisciplinares, além de abrigar um programa educativo abrangente e inclusivo. Em 2024, o Núcleo de Ação Educativa tem o patrocínio de Sabesp, Família Hees, Grupo Ultra, Bloomberg, Unipar, White Martins e Instituto Machado Meyer.