Para os amantes da natureza, descobrir novos destinos é uma forma de renovar as energias e explorar a beleza do mundo ao redor. Fugir das rotas turísticas tradicionais e encontrar paraísos pouco explorados pode transformar uma viagem comum em uma aventura inesquecível, como é o caso de ilhas paradisíacas, montanhas que serviram de inspiração para filmes premiados e lugares com diversidade de fauna e flora.
Se você está em busca de um roteiro de viagem onde a natureza ainda predomina, o escritor e vice-cônsul João Filipe da Mata preparou uma lista com cinco destinos pouco conhecidos que prometem surpreender e encantar até os viajantes mais experientes.
1. Ilhas Yasawa, Fiji
Yasawa, conjunto de ilhas no Pacífico Sul, é o passeio ideal para quem gosta de sol, sombra e água fresca, mas não abre mão de aventura. Os hotéis, super charmosos, são todos à beira mar. Para se divertir, basta abrir a porta do quarto, caminhar poucos passos e aproveitar a água transparente e com a temperatura certa. De snorkel ou com cilindro, cada segundo no mar vale a pena, isso porque a fauna marinha é espetacular: tubarões, arraias, peixe-leão, tartarugas, corais, estrelas do mar e muito mais!
2. Milford Sound, Nova Zelândia
A Nova Zelândia não é nenhuma surpresa: é o país perfeito para quem quer combinar aventura e natureza. Milford Sound, na ilha sul, é tudo isso num cenário de filme de fantasia. De caiaque, é possível apreciar a beleza das montanhas e cachoeiras e ainda ser surpreendido pelos grupos de pinguins que passeiam por ali. Um verdadeiro espetáculo!
3. Uluru, Austrália
Cartão postal da Austrália, Uluru é uma formação rochosa no centro-norte do país sagrada para os povos aborígenes. A dica principal é alugar um carro em Alice Springs e fazer várias paradas no caminho para explorar a região. As paisagens são deslumbrantes. O contraste entre a terra alaranjada e o céu azul vai render vistas e fotos inesquecíveis. Prepare-se para muitas trilhas, cânions, um salar e até uma cratera gigantesca deixada pelo meteorito que caiu há 142 milhões de anos. Imperdível!
4. Nusa Penida, Indonésia
Localizada a 40 minutos de barco de Bali, Nusa Penida não pode ficar fora desta lista. A ilha ficou famosa nas redes sociais por parecer a cabeça de um tiranossauro. O passeio começa de cima da montanha e, para quem tiver disposição, pode se estender até a areia branquinha da praia lá embaixo. A descida e subida de volta são bem puxadas, mas o esforço vale a pena.
5. Zhangjiajie, China
Esse parque nacional tem os picos que inspiraram a paisagem montanhosa de Avatar. O acesso é feito por teleférico, o que, de cara, garante um panorama lindo. A vista mais famosa, das fotos que remetem ao universo do filme, é bastante concorrida, mas o parque é imenso e é possível encontrar espaços tranquilos para aproveitar a energia e a exuberância que só a natureza pode oferecer.
Sobre o João Filipe da Mata:
Representante de uma das primeiras gerações nascidas em Brasília, João Filipe da Mata é vice-cônsul e graduado em Direito. Ele já morou em países como Eslovênia, Itália, Emirados Árabes e China, onde trabalhou em embaixadas e consulados brasileiros. É servidor público do Ministério das Relações Exteriores e atualmente vive em Sydney, na Austrália. Filho da Mãe é seu romance de estreia. @jfilipedamata