A inteligência artificial é uma pauta bastante em alta hoje em dia nas mídias digitais e também em meios mais tradicionais, porém, o tema ainda não encontra tanto respaldo na literatura brasileira. É com base neste cenário que a executiva Victoria Luz, especialista no assunto e com uma carreira à frente de projetos de inovação em empresas líderes de tecnologia, está lançando o livro “Além do Hype: Implementando IA com Propósito e Impacto”. A obra poderá ser adquirida a partir de 12 de setembro deste ano exclusivamente via Amazon. A publicação chega ao mercado editorial para preencher a lacuna literária do tema e tem a missão de ajudar negócios a implementar a inteligência artificial com propósito e eficiência.
“Espero que o livro provoque uma mudança de perspectiva nos leitores, transformando o medo e a incerteza em relação à IA em entusiasmo e confiança. Quero que as pessoas reflitam sobre suas próprias carreiras e negócios, identificando oportunidades para implementar a IA de forma estratégica, enxergando-a como uma ferramenta para inovação, não como uma ameaça”, destaca Victoria Luz.
A percepção da executiva é de que as aplicações da IA no Brasil ainda são incipientes e pouco profundas. Enquanto muitos autores se concentram em ferramentas específicas, em automações simples, dicas pontuais ou em discussões teóricas sobre ética, Victoria percebeu que era necessário abordar de forma prática a implementação da Inteligência Artificial nos negócios do país, com foco na utilização real da tecnologia dentro das organizações.
O passo dado pela autora no mercado editorial é resultado de sua experiência no tema, que tenta traduzir o vasto repertório de casos de sucesso internacionais acumulados para o contexto brasileiro. Na análise de Victoria, o livro é relevante no ambiente profissional porque estabelece uma ponte entre as práticas avançadas globais e as necessidades específicas de nosso mercado nacional, que mostra cada vez mais interesse nas possibilidades da IA.
“Realizei uma extensa pesquisa sobre casos de sucesso e tendências globais no tema e estudei diversas implementações bem-sucedidas em diferentes setores para adaptar essas lições ao nosso contexto. O maior desafio foi conseguir traduzir conhecimentos complexos para uma maneira estruturada, acessível e prática, garantindo que o conhecimento pudesse ser efetivamente aplicado pelos leitores. Todo o trabalho deu certo e agora qualquer gestor pode aprender como aplicar a IA de acordo com suas necessidades de forma descomplicada”, explica.
O livro aborda questões universais como o medo da obsolescência profissional, a ansiedade frente a mudanças rápidas, bem como a necessidade de aprendizado contínuo. Além disso, reflete sobre o desafio de equilibrar a pressão por resultados imediatos com a necessidade de implementações bem pensadas e estratégicas de novas tecnologias. De modo geral, a obra mostra que, com estudo, persistência e uma abordagem estratégica, profissionais e empresas podem não apenas se adaptar, mas prosperar neste novo cenário estabelecido no mercado.
“O livro se destaca por sua abordagem única. Reconhecendo a impossibilidade de acompanhar o ritmo acelerado das mudanças em inteligência artificial, o foco está em fornecer uma base sólida de conhecimento. Com essa fundação, os leitores podem facilmente se adaptar às futuras inovações. Além disso, o livro serve como uma ferramenta eficaz para a tomada de decisões informadas, mesmo em um cenário de rápidas transformações tecnológicas”, ressalta Victoria Luz.
Além do impacto na literatura do setor, o lançamento da obra contribuirá com a busca por maior paridade de gênero, causa importante diante de um cenário de tecnologia que ainda é amplamente masculino. Victoria irá destinar toda a renda das vendas de seu livro para a especialização de mulheres no segmento por meio de um programa de bolsas do Insper, instituição onde se formou em Administração de Empresas.
Sobre Victoria Luz
Formada em Administração de Empresas pelo Insper, Victoria Luz tem uma carreira marcada por experiências em companhias líderes de tecnologia e consultoria. Sua jornada profissional inclui passagens por gigantes como B2W Digital e Accenture, onde atuou como consultora em projetos de inovação para empresas de renome como Banco Santander, Banco Votorantim, Dotz, Tigre, Cielo e Via Varejo.