Pesquisa “The State of Enterprise AI and Modern Data Architecture” realizada em abril e maio pela Cloudera, plataforma híbrida de dados e IA, revela que, embora a maioria das empresas esteja adotando a IA em alguma capacidade (88%), muitas organizações ainda não têm a infraestrutura de dados adequada e o conhecimento dos colaboradores para realmente se beneficiarem dessa tecnologia.
O levantamento, que é baseado em uma pesquisa com 600 líderes de TI localizados nas regiões dos EUA, EMEA e APAC, busca explorar os desafios e as barreiras existentes para a adoção da IA empresarial. Além disso, o relatório apresenta planos para a adoção da IA, o estado da infraestrutura de dados e os benefícios do gerenciamento de dados híbridos em relação à adoção da IA corporativa.
Nos últimos anos, a IA se tornou um fenômeno global, principalmente por sua capacidade de turbinar as operações de negócios, acelerar a tomada de decisões e a inovação, assim como aprimorar as experiências de funcionários e clientes. No entanto, nem todas as organizações conseguiram colher os benefícios. A pesquisa constatou que as principais barreiras à adoção da IA foram: as preocupações com os riscos de segurança (74%), não ter o treinamento ou talentos adequados (38%) e o custo das soluções (26%). Essas descobertas indicam que, apesar da rápida adoção no mundo, muitos pilares de uma estratégia de IA resiliente estão sendo negligenciados ou esquecidos.
Uma descoberta importante da pesquisa é que todos os esforços de IA estão, em última análise, vinculados a dados confiáveis. Embora 94% dos entrevistados tenham dito que confiam em seus ativos, 55% também disseram que prefeririam tratar seus dados de forma abrangente e sem silos de informação. Essa frustração é motivada por desafios que incluem conjuntos de dados contraditórios (49%), incapacidade de controlar dados entre plataformas (36%) e excesso de dados (35%). Essas áreas de frustração indicam que muitas empresas carecem de uma arquitetura de dados moderna, que democratize o acesso aos dados em toda a organização – onde quer que eles estejam – de forma segura, acessível e confiável.
Desde a automação e a simplificação dos processos de TI até a criação de chatbots de forma rápida e eficaz, a pesquisa revela que os principais casos de uso da IA incluem a melhoria das experiências dos clientes (60%), o aumento da eficiência operacional (57%) e a agilização da análise dos dados (51%).
“A adoção da IA está crescendo rapidamente, mas ainda vemos barreiras significativas que impedem as empresas de colherem todos os benefícios dessa tecnologia. A pesquisa destaca que a falta de uma infraestrutura de dados e a escassez de conhecimento são desafios cruciais que precisam ser superados. Para que as empresas possam transformar suas operações e impulsionar a inovação, é essencial investir em arquiteturas de dados modernas e seguras, além de capacitar os colaboradores”, destaca Rubia Coimbra, Vice Presidente da Cloudera na América Latina.
Para fazer o download do relatório completo, clique aqui.
Metodologia
A pesquisa, encomendada pela Cloudera e realizada pela Researchscape, examina os pontos de vista de 600 líderes de TI baseados nas regiões dos EUA, EMEA e APAC que trabalham em empresas com mais de mil funcionários. A pesquisa foi realizada em abril e maio de 2024. Os resultados dessa pesquisa foram ponderados para serem representativos do PIB geral dos países pesquisados.