Os aromatizadores de ambiente são amplamente utilizados para criar uma atmosfera agradável e acolhedora em casas, escritórios e espaços comerciais. No entanto, a escolha entre aromatizadores naturais e artificiais pode ter um impacto significativo na saúde e no bem-estar. Enquanto os produtos artificiais são mais acessíveis e variados, os aromatizadores naturais ganham destaque devido aos seus benefícios terapêuticos.
Daiana Petry, aromaterapeuta fundadora da Harmonie Aromateraia, listou abaixo as principais vantagens dos aromatizadores naturais em comparação com os artificiais e ainda lista exemplos de fragrâncias que trazem a essência da primavera, estação que chegará no dia 22 de setembro.
Composição e Segurança
A principal diferença entre os aromatizadores naturais e artificiais está na composição. Os aromatizadores artificiais são produzidos com substâncias químicas sintéticas, muitas vezes incluem até compostos tóxicos, como ftalatos, benzeno e formaldeído. Esses componentes podem liberar substâncias nocivas no ar, que podem causar alergias, irritação respiratória e dores de cabeça. Em contrapartida, os aromatizadores naturais são compostos por óleos essenciais extraídos de folhas, flores e frutas, e oferecem uma alternativa segura e saudável para o uso diário.
Benefícios Terapêuticos
Os aromatizadores naturais são mais do que simples perfumes. A aromaterapia, técnica que estuda os efeitos dos óleos essenciais no corpo e na mente, utiliza aromas obtidos de plantas medicinais para promover relaxamento, melhorar o humor e reduzir o estresse. Diferente dos aromas artificiais, que não possuem propriedades terapêuticas, os naturais oferecem benefícios reais para a saúde mental e física, o que contribui para uma melhor qualidade de vida. Inalar um aroma natural pode induzir sensações de tranquilidade, vigor ou conforto, a depender da escolha do óleo essencial.
O ar da floresta pode mudar o humor após um dia estressante
Um passeio na floresta pode ser benéfico para promover melhora no humor, na qualidade do sono e reduzir a ansiedade. Essa foi a conclusão de uma pesquisa sobre a difusão no ambiente, especialmente por pinheiros, de compostos voláteis como alfa-Pineno, delta-3-Careno e d-Limoneno, os quais demonstraram ação nos receptores GABA-A, como também, ação antiinflamatória e antioxidante.
Exemplos de Aromatizadores Naturais Inspirados na Primavera
Cipreste com Mandarina Vermelha: Essa combinação verde e frutada difunde os compostos alfa-pineno e d-limoneno o que proporciona uma sensação profunda de paz, alegria e presença. É perfeito para ambientes como sala de estar e escritórios.
Lavanda com ylang ylang: Essa combinação floral cria uma atmosfera de relaxamento profundo, ajuda a aliviar a ansiedade e promover um sono tranquilo. A lavanda é conhecida por suas propriedades calmantes, enquanto o ylang ylang traz um toque doce e envolvente, perfeito para ambientes como o quarto.
Sálvia esclaréia com Gerânio: Um aroma floral e herbal, que remete aos jardins floridos da primavera. Gerânio ajuda a equilibrar o humor, reduzir o estresse e a irritabilidade. Sálvia esclaréia proporciona tranquilidade e leveza. Essa fragrância é ideal para salas de estar, pois sensação de conforto e bem-estar.
Petitgrain com Ylang Ylang: Este aroma verde, ligeiramente cítrico e floral evoca o frescor dos dias de primavera. Petitgrain é revigorante e traz leveza ao ambiente, enquanto o Ylang Ylang é conhecido por suas propriedades afrodisíacas e de elevação do humor, através de um clima alegre e estimulante.
Daiana, inclusive, reuniu grande parte de seus estudos em “Psicoaromaterapia: Um caminho para o autocuidado”, livro que funciona como um guia para quem quer mergulhar nesse universo. A obra ainda ensina o leitor a gerenciar emoções como a ansiedade, a depressão e o estresse de forma natural.
O termo ‘Aromaterapia’ foi criado na década de 1920, por René-Maurice Gattefossé, permitiu que o estudo sobre os óleos essenciais se tornasse uma disciplina e que a sua aplicação terapêutica se tornasse uma terapia. O tratamento com Aromaterapia envolve uma consulta, na qual se realiza uma análise para identificar o histórico médico e o estilo de vida do paciente e, então, se prepara uma formulação personalizada de óleos para o tratamento.
Sobre a especialista:
Daiana Petry (@harmoniearomaterapia) é aromaterapeuta, perfumista botânica, naturóloga e especialista em neurociência. Fundadora da Harmonie Aromaterapia. Professora e coordenadora do Instituto de Aromaterapia Integrativa Daiana Petry.