A truta, conhecida por ser um peixe de águas frias e cristalinas, rica em minerais como cálcio e fósforo, tem se destacado como uma verdadeira iguaria no Vale Europeu. No coração da cidade mais alemã do Brasil, em Pomerode (SC), o restaurante Rota da Truta, especializado em uma sequência de pratos que tem o peixe como base, oferece uma experiência gastronômica que une sabor refinado e benefícios à saúde.
São sete tipos de preparo servidos na sequência: truta frita; truta ao alho e óleo; com mix de castanhas; tomate cereja com alho-poró; alecrim, alcaparras e champignon e maçã caramelizada (uma inspiração no famoso strudel). Além disso, salada verde, arroz, pirão e patê de truta com pão caseiro complementam a proposta. As receitas são elaboradas pela chefe Camila Burschinski, que ainda traz o sabor de casa de vó para a sobremesa: um pudim de leite caseiro, acompanhado com café passado.
Benefícios que vão além do sabor
A truta é um peixe leve e saboroso, amplamente reconhecido por suas propriedades nutritivas. Rica em ômega 3, vitaminas B12 e D, e proteínas de alta qualidade, ela contribui para a saúde cardiovascular, o fortalecimento do sistema imunológico e o bom funcionamento do cérebro. Seu baixo teor de gordura saturada faz dela uma excelente escolha para quem busca uma alimentação balanceada e saudável.
No Rota da Truta, o peixe é preparado com técnicas tradicionais e ingredientes frescos, típicos da região. “Nosso objetivo é oferecer uma experiência gastronômica única, que não apenas valorize os sabores da truta, mas também promova uma alimentação saudável e prazerosa,” afirma a chef.
Turistas e moradores encontram a iguaria bem no centro da cidade de Pomerode, no novo endereço do restaurante: R. Hermann Weege, 409. As reservas de mesas podem ser feitas pelo WhasApp 47 99247-8338 e todas as novidades da casa podem ser conferidas no Instagram @rotadatrutaoficial.