No próximo dia 12 de outubro, a renomada artista plástica Suzy Fukushima inaugura ao público sua mais nova exposição individual, projeto que celebra os 20 anos de carreira da artista. Intitulada “Divinas Cores”, a mostra ficará em cartaz de 12 a 26 de outubro, no Art Lab Gallery, na Vila Madalena, em São Paulo.
Nessa série dedicada à sua fé e religiosidade, estarão expostas pinturas em tela, em cerâmica e impressões fine art com imagens que traduzem a conexão da artista com o divino. Como Suzy costuma dizer, “pintando minha fé, sigo colhendo milagres”. Não por acaso, a artista escolheu o dia em que se celebra Nossa Senhora Aparecida para abrir sua exposição inédita.
Com “Divinas Cores”, Suzy Fukushima celebra o ciclo de trabalhos com temática religiosa, fase que se intensificou no início da pandemia, quando os clientes da artista começaram a lhe encomendar obras com imagens ligadas a diversas religiões, como divindades budistas, santos católicos e símbolos cristãos.
“Com a pandemia – e a inevitável possibilidade da finitude que se apresentou a todos nós – , muitas pessoas se conectaram ou se reconectaram com a religiosidade. E acredito que essas imagens simbolizavam para elas um alento e uma fonte de conexão”, conta Suzy.
Essa fase começou com uma obra de Nossa Senhora Aparecida, que foi inspirada após uma visita da artista, em 2016, a convite do cantor Daniel, para assistir a uma apresentação do tenor Andrea Bocelli e do artista brasileiro no Santuário Nacional de Aparecida. “Após esse dia emocionante comemorando os 300 anos da aparição de Nossa Senhora, me tornei devota d´Ela, a quem busco nos momentos de dor e, principalmente, nos de alegria e gratidão. A sensação que tenho sempre que pinto sua imagem é a de que alguém no mundo há tempos espera por ela”, revela Suzy.
Com fortes características de ilustração, as obras de Suzy Fukushima são recheadas de cores, formas, símbolos e emoções. Sua produção é livre de enquadramentos e paradigmas que envolvem processos tradicionais de criação.
Suzy Fukushima Kim Bresciani nasceu em São Paulo, em 1972. Filha de pai coreano e mãe nissei, a artista iniciou suas atividades artísticas como autodidata no ano 2000, e em 2003 mudou-se para Blumenau (SC), onde especializou-se em artes plásticas. Frequentou diversos cursos de pintura a óleo sobre tela com a professora Abegair Braun e arte contemporânea com a professora Dulce Palladini, além de especializações na Escola Panamericana de Artes e no Instituto Tomie Ohtake.
Os trabalhos de Suzy Fukushima já foram apresentados em diversos estados brasileiros e em países como Itália, Alemanha, Portugal, Estados Unidos e França, inclusive recebendo prêmios e distinções como a Medalha de Prata na Artexpo (Nova Iorque, EUA) e a de Bronze do MAM-RJ. A artista ainda recebeu menções honrosas em salões de arte e bienais, como a Bienal de Malta (Ilha de Malta, Portugal) e no 455º Salão Comemorativo de São Paulo. Suas obras integram diversas coleções particulares e também estão no acervo do Museu de Arte do Parlamento de São Paulo e no Haegeumgang Museum, em Geoje, Coréia do Sul.
SERVIÇO EXPOSIÇÃO “DIVINAS CORES” – SUZY FUKUSHIMA
Abertura: Dia 12 de outubro de 2024 (sábado)
Período da exposição: de 12 a 26 de outubro de 2024
Horários: De terça a sexta-feira, das 12h às 18h; Sábados, das 11h às 15h
Local: Art Lab Gallery (https://www.instagram.com/artlabgal)
Endereço: Rua Delfina, nº 112 – Vila Madalena – São Paulo – SP
Entrada Franca