No próximo dia 27 de novembro, o Istituto Europeo di Design (IED) São Paulo promove um encontro exclusivo com Marcelo Rosenbaum, uma das maiores referências em design social e ambiental no Brasil, para refletir sobre como a COP 30 ressignifica o papel dos designers diante dos desafios globais. No evento “Carreira e Mercado: Como a COP 30 impacta os profissionais de Design?”, Rosenbaum, convidado especial, junta-se a professores e coordenadores do IED, como Alexandre Salles e Eloisa Artuso, para aprofundar temas como transição energética, adaptação climática e justiça ambiental em uma mesa de debate após sua palestra inicial.
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP) é uma reunião anual de líderes globais para discutir e definir metas para enfrentar a crise climática. Em sua 30ª edição, a COP reforça a importância de economias criativas e sustentáveis, conectando diretamente o universo do design ao compromisso do IED em promover soluções inovadoras e ambientalmente responsáveis.
Marcelo Rosenbaum, reconhecido por seu projeto “A Gente Transforma”, que promove a transformação social por meio do design em comunidades locais, compartilhará sua experiência e visão sobre a relação entre design e sustentabilidade, mostrando como a atuação dos designers pode se tornar uma ferramenta essencial para construir uma economia mais justa e adaptável às novas demandas ambientais.
Com mediação de Graziela Nivoloni, coordenadora do curso de Design de Produto e Serviço do IED, o evento será uma oportunidade para explorar como os temas da COP 30 se relacionam com o universo do design. “Esses tópicos, apesar de parecerem distantes do cotidiano do design, revelam um campo fértil para a atuação criativa e a contribuição dos designers em soluções sustentáveis e inovadoras para o planeta,” destaca Nivoloni.
O evento, além de abordar um tema relevante no cenário nacional e internacional, visa atrair um público interessado nas áreas de pós-graduação, cursos de extensão e One Year do IED, consolidando a instituição como um dos principais centros de inovação e cultura do design no Brasil. Além disso, a forte relação do IED com o design sustentável se reflete na participação de seus alunos em iniciativas de destaque, como a exposição Matter of South (MoS) – dedicada às Culturas Biomateriais da América Latina – realizada no Museu de Artes Decorativas de Berlim. Dois alunos do IED tiveram seus projetos selecionados para o evento, reafirmando o compromisso da instituição com temáticas de inovação e responsabilidade ambiental no design.
Serviço: