O começo do ano traz um aroma característico em boa parte da Serra Gaúcha: é o cheirinho da uva fresquinha, pronta para ser colhida. Durante os meses de janeiro, fevereiro e março, a região vivencia a vindima – termo utilizado para se referir à colheita dessa fruta. Nesse período, as opções de enoturismo da Serra Gaúcha são ainda mais vastas e contemplam experiências diretas com a uva.
Na Salton, o destaque da programação são os tours guiados que incluem muita informação sobre a história da vitivinicultura brasileira. A vinícola é a mais antiga em atividade no país e completa 115 anos em 2025. Nessa época do ano, os passeios também contam com um diferencial: o visitante pode conferir como é realizada a chegada da uva na vinícola – que é entregue por produtores durante toda a safra.
Em qualquer um dos tours da Salton, o visitante pode degustar parte dos rótulos elaborados pela vinícola e conhecer os fatores que tornam a vinícola a líder nacional na categoria de espumantes. Já o acesso às caves subterrâneas e as experiências enogastronômicas na Adega Secreta da vinícola são mais limitadas. “Os tours da Salton podem ser realizados em qualquer época do ano e com qualquer clima. Mas claro que, durante a safra, o visitante tem esse atrativo adicional de ver a uva de perto e vivencia então todos os processos da fruta na vinícola. É essa jornada da uva que depois resulta em nossos espumantes e vinhos que hoje são reconhecidos em todo o mundo”, destaca Luciana Salton, diretora executiva da vinícola.
A Vinícola Salton fica no distrito de Tuiuty, em Bento Gonçalves, considerada a Capital Nacional do Vinho. Além dos tours realizados na vinícola, o turista que está na cidade também pode conferir outra atração enoturística da Salton, aberta há dois anos: a Casa di Pasto Família Salton. O espaço está localizado na rota Caminhos de Pedra e contempla vários atrativos.
O visitante da Casa di Pasto pode apreciar um menu bastante diversificado e realizar degustações, além de ter acesso a ambientes como rooftop, mezanino, loja e bar. Na área externa, o empreendimento abrange um amplo jardim com estrutura de atendimento, além de espaço kids e área para pets.
Uma das atrações da Casa di Pasto são os brunchs que ocorrem mensalmente. Neles, espumantes e vinhos selecionados cuidadosamente harmonizam com um menu exclusivo, proporcionando uma experiência gastronômica única. Os próximos brunchs ocorrem em 16 de fevereiro (domingo) e 16 de março (domingo), das 11h às 14h.
SERVIÇO:
* Conheça e reserve seu lugar nos tours da Salton pelo link:
https://www.salton.com.br/enoturismo-bg
* Conheça e reserve seu lugar nas experiências da Casa di Pasto Família Salton pelo link:
https://www.salton.com.br/casa-di-pasto
Sobre a Salton:
A Salton é a marca número 1 de espumantes no Brasil (Wine Intelligence, 2022), liderando a categoria no mercado nacional desde 2005 (Nielsen). É reconhecida ainda como a maior produtora de espumantes do país (Adega Ideal, 2022). Foi a primeira marca nacional a conquistar o Top 1 de vinhos no Brasil (Wine Intelligence, 2019), além de ser a marca de espumante brasileiro mais consumida e a 5º mais importada pelos Estados Unidos (Ideal Consulting, 2020). Completando 115 anos em 2025, é a vinícola mais antiga em atividade no Brasil. Referência em sustentabilidade, a companhia possui um Núcleo de Inovação, Pesquisa & Desenvolvimento que, em parceria com universidades, projeta soluções do campo à indústria, garantindo as melhores práticas e incentivando o desenvolvimento de toda a cadeia vitivinícola do Brasil. Suas operações são divididas em quatro unidades de negócio: a Vinícola Salton, em Bento Gonçalves-RS; a Azienda Domenico, em Santana do Livramento-RS; a Enoteca Família Salton, em São Paulo-SP; e o Complexo Presidente, em Jarinu-SP.