Com o fim das festas natalinas, muitas pessoas se perguntam: o que fazer com os enfeites que encantaram a celebração? Guardar de maneira organizada, reaproveitar de forma criativa ou optar por soluções sustentáveis são formas inteligentes de se despedir do Natal sem gerar desperdícios.
O reaproveitamento e o descarte consciente são tendências que vêm ganhando destaque no mercado de decoração. Dados do “Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2024”, da Abrema, mostram que apenas 58,5% dos resíduos sólidos urbanos foram destinados adequadamente no último ano, reforçando a necessidade de práticas mais sustentáveis, especialmente em um período de tantas demandas como o Natal.
De acordo com Vivian Bianchi, especialista em decoração, o segredo está no planejamento e na criatividade. “A organização adequada prolonga a durabilidade dos enfeites, enquanto o reaproveitamento dá um novo significado a cada peça. Para quem busca ainda mais praticidade, o aluguel de decoração é uma alternativa que evita o acúmulo e promove um uso mais consciente. Essas opções são como dar uma segunda vida à decoração”, afirma a profissional, que também é fundadora da Tree Story.
Há cinco anos presente no mercado, a Tree Story, estúdio especializado em decorações natalinas, compartilha algumas dicas para quem ainda não decidiu o que fazer com as decorações:
1. Armazenamento
A organização adequada é o primeiro passo para garantir que os enfeites estejam prontos para brilhar no ano seguinte. Luzes, bolas e outros ornamentos em perfeito estado podem ser guardados em caixas plásticas e etiquetadas, longe de locais úmidos. Para os itens mais frágeis, recomenda-se envolvê-los em plástico-bolha ou papel seda. Luzes pisca-piscas podem ser enroladas em pedaços de papelão, evitando nó e facilitando o uso futuro.
2. Reaproveitamento
Com um pouco de imaginação, as decorações também podem ser reaproveitadas em outras ocasiões. Pisca-piscas, por exemplo, criam um ambiente aconchegante em varandas ou quartos. Guirlandas podem ser reinventadas com outros acessórios para compor novas festas temáticas. Já as bolas de Natal podem ser reaproveitadas como parte de centros de mesa, colocadas em vasos transparentes para conferir sofisticação a eventos e jantares especiais.
3. Doação
Produtos em bom estado, mas que talvez não combinem com a decoração do próximo ano, podem ser doados para instituições carentes e levar alegria para comunidades sensíveis.
A Tree Story, que adota o conceito de Natal circular por incentivar a locação de decorações sem a necessidade de armazenamento ou descarte, também realiza ações sociais voltadas para associações. Após as festas de final de ano, o estúdio arrecada enfeites em boas condições para reutilizá-los em projetos sociais no Estado de São Paulo, conectando o cuidado com o próximo ao compromisso com a sustentabilidade.
Para os interessados em realizar a doação das decorações deste ano, basta entrar em contato com o estúdio pelo site oficial.