Agenda de Maio
09 de maio, às 14h | Oficina, às 15h
NCI Aprendendo a Viver
Rua Caiçara do Rio do Vento, 1032 – Jardim Veronica
12 de maio, às 14h
NCI Coração Materno Brasilândia
Rua Geraldo Marino, 94 – Jd. Princesa
17 de maio, às 14h
CESA Vila Humaitá
R. Guerra Junqueira, 366 – Santo André
21 de maio, às 14h | Oficina, às 15h
Centro Municipal de Educação Adamastor
Av. Monteiro Lobato, 734 – Guarulhos
O espetáculo Mamulengo: A História do Forró faz uma viagem envolvente sobre a fascinante jornada do forró em sua chegada a São Paulo. Serão 12 apresentações gratuitas pela região metropolitana da cidade de São Paulo, a partir do dia 9 de maio.
A dramaturgia do espetáculo de mamulengos é baseada na emocionante história de amor entre Julieta e Seu Oliveira que veio para São Paulo em busca de melhores oportunidades deixando para trás a sua esposa e filhos. Uma trajetória que reflete a experiência de muitos nordestinos que enfrentaram o mesmo caminho.
O espetáculo tem trilha sonora ao vivo com a participação de um trio pé de serra (zabumba / sanfona / triângulo.
Sobre o Projeto
O projeto “Circulação – Mamulengo: A História do Forró” contemplado pelo Edital Fomento Cultsp- Proac Nº 16/2024 – Fortalecimento Das Culturas Populares e Povos Tradicionais fará 12 apresentações pela região metropolitana da cidade de São Paulo. Todas as apresentações são gratuitas.
“Mamulengo: A História do Forró”, celebra e explora diversos aspectos da rica cultura nordestina, incluindo dança, arte, culinária, linguajar e vestimenta. É uma iniciativa dedicada a preservar e promover as tradições que moldaram a nossa identidade cultural e reconhecer a significativa contribuição nordestina para nossa cidade.
A magia do mamulengo combinada com o ritmo vibrante do forró proporciona uma experiência cultural inesquecível, encantando e emocionando o público a cada apresentação.
Além dos espetáculos, serão oferecidas quatro oficinas gratuitas de “Papelogravura”, técnica parecida com a xilogravura, porém utilizando-se de papelão ao invés da madeira, tornando a oficina sustentável e acessível ao público de todas as faixas etárias.
Para maior acessibilidade 5, das 12 apresentações terão tradução em LIBRAS. A agenda completa pode ser conferida em https://www.instagram.com/ciamanopla/
Ficha Técnica
CONCEPÇÃO: Cia Manopla
DRAMATURGIA: Alessandra Siqueyra
DIREÇÃO: Nilton Marques
ELENCO: Alessandra Siqueyra, Nilton Marques, Sandro Gattone e Tita Azevedo
STAND IN: Théofila Lima
TRILHA SONORA: Dicinho Areias
CENÁRIO: Sandro Gattone
PAINEL: Alessandra Siqueyra
BONECOS: Museu do Mamulengo – PE
ADEREÇOS: Tita Azevedo e Nilton Marques
PRODUÇÃO EXECUTIVA: Tita Azevedo
SONOPLASTIA: Camila Inazawa
MÚSICOS CIRCULAÇÃO AO VIVO:
Nanda Guedes – Zabumba e Voz
Dicinho Areias – Sanfoneiro e Voz
Ronaldo Liano – Triângulo e Voz
DURAÇÃO: 40min
CLASSIFICAÇÃO: Livre