A Cosentino, empresa líder global na produção de superfícies sustentáveis para arquitetura e design, reafirma sua posição de vanguarda no setor com o lançamento de seu primeiro relatório global de tendências. O estudo “Shaping Tomorrow: Future Design & Architecture” – “Moldando o amanhã: o futuro do design e da arquitetura”, em tradução livre – é uma publicação ambiciosa e inspiradora, concebida como um guia essencial para profissionais e entusiastas do design que buscam se manter atualizados com as tendências mais inovadoras e transformadoras.
Com mais de 400 páginas, o livro é estruturado em torno de 5 macrotendências principais: Origem, Refúgio, Natureza, Urbano e Maravilha. Cada capítulo explora essas ideias por meio de textos informativos, moodboards de inspiração, palavras-chave, microtendências, estudos de caso de diversas partes do mundo, seleção de materiais e entrevistas com renomados designers, arquitetos e artistas que compartilham como aplicam essas novas visões do design. Para dar vida às novas ideias sobre morar e construir, às paletas de cores e aos materiais em tendência, a Cosentino contou com a colaboração de ilustradores, fotógrafos e estilistas, que interpretaram visualmente essas cinco tendências, conectando teoria e prática.
Trend Report – Origem | Crédito: Divulgação Cosentino
A metodologia adotada foi mista, combinando abordagens qualitativas e quantitativas. Foi realizada uma pesquisa aprofundada com técnicas de coolhunting em nível internacional, complementada por entrevistas individuais. Quase 200 profissionais de todo o mundo foram consultados, abrangendo áreas-chave do design, arquitetura e produto, fundindo perspectivas locais e globais. O relatório foi conduzido pelo jornalista e editor Enric Pastor e pela especialista em cor e tendências e fundadora da The Color Authority, Judith van Vliet.
Entre os profissionais entrevistados de destaque estão o arquiteto brasileiro João Armentano, os designers britânicos Tom Dixon e Tom Faulkner, a designer Serena Confalonieri, Kathryn Gustafson (fundadora do estúdio Gustafson Porter + Bowman), o designer mexicano Fernando Laposse, Ana Milena Hernández Palacios e Cristophe Penasse do estúdio Masquespacio, e os espanhóis Patricia Bustos, Héctor Ruiz Velázquez e Javier Jiménez Iniesta do Studio Animal.
Confira o relatório completo aqui